Por que você deve comer espinafre cru? 5 benefícios

Por que você deve comer espinafre cru? 5 benefícios
Por que você deve comer espinafre cru? 5 benefícios. © iStock

Por que você deve comer espinafre cru? 5 benefícios.

Você pode comprar espinafre o ano todo, fresco, congelado e enlatado. O conteúdo nutricional do espinafre varia, seja comido cozido ou cru. Neste artigo explicaremos as vantagens de comer espinafre cru, além de mencionar seus benefícios.

Características que você deve conhecer

Como muitos outros vegetais, o espinafre contém vitaminas, minerais e fitoquímicos benéficos. Um desses compostos é a luteína, um pigmento que também está presente em muitos vegetais de folhas verdes. É um antioxidante que auxilia o sistema imunológico e possui propriedades antiinflamatórias.

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Em detalhes, outras características do espinafre são:

  • É um vegetal composto principalmente de água.
  • Ele contém muito poucos carboidratos, mas é rico em proteínas.
  • É muito rico em vitaminas e minerais e ao mesmo tempo é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega 3.
  • Minerais: cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
  • Vitaminas A, C, E, K e vitaminas do Grupo B (incluindo ácido fólico)

Por que devemos comer espinafre cru?

Pesquisadores da Linköping University na Suécia provaram que a luteína é especialmente benéfica para o sistema cardiovascular, pois ajuda a manter as artérias em boas condições.

A luteína se decompõe com o calor, então cozinhá-la perde a maior parte de seu efeito benéfico. Portanto, se você está interessado em conservar esse nutriente específico para melhorar seu sistema cardiovascular, deve comê-lo cru.

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Além disso, os pesquisadores queriam ver o quanto a luteína disponível é reduzida com diferentes métodos de cozimento: cozido em água, cozido no vapor ou refogado em temperaturas diferentes.

As maiores quantidades de luteína disponíveis foram encontradas em smoothies feitos com espinafre cru, especialmente aqueles contendo produtos lácteos (que podem ser substituídos por leites vegetais). O espinafre cozido apresentou menor quantidade de luteína, especialmente no cozimento longo.

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Mais razões para comê-lo cru…

No caso do espinafre, consumi-lo cru pode ser uma boa maneira de proteger seu alto teor de vitamina C. O espinafre cru também tem menos calorias do que o espinafre cozido e parece reter melhor os folatos, que são amplamente perdidos durante o cozimento.

Outra vantagem de comê-los crus tem mais a ver com nossos gostos. Pois é uma forma de manter a sua textura crocante, muito agradável em saladas ou guarnições.

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Benefícios de comer espinafre

1. Proteja seu cérebro

Vários componentes do espinafre, como potássio, folato e vários antioxidantes, fornecem benefícios neurológicos para as pessoas que o consomem regularmente.

De acordo com a neurologia, o folato reduz o aparecimento da doença de Alzheimer, razão pela qual o espinafre é uma opção muito boa para pessoas com alto risco de declínio neuronal ou cognitivo.

2. Regula a pressão arterial

O espinafre é rico em potássio e pobre em sódio. Esta composição de minerais é um benefício para pacientes com hipertensão, pois o potássio ajuda a regular a pressão arterial enquanto o sódio a aumenta.

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3. Pode combater alguns tipos de câncer

O espinafre é composto de vários elementos importantes que se mostraram promissores no tratamento e na prevenção de vários tipos de câncer. Os diferentes componentes do espinafre, como folato, tocoferol e clorofilina, atuam por diferentes mecanismos que são benéficos contra essa doença.

4. Fortaleça seus ossos

O espinafre é uma boa fonte de vitamina K, que atua retendo cálcio na matriz óssea, o que leva à mineralização óssea.Além disso, outros minerais como manganês, cobre, magnésio, zinco e fósforo também ajudam na construção de ossos fortes.

Isso, por sua vez, pode evitar que uma pessoa desenvolva osteoporose. Esses minerais também são essenciais para manter dentes e unhas saudáveis.

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5. Fortaleça seus músculos

Um componente do espinafre, chamado fator C0-Q10, que é um antioxidante, desempenha um papel importante no fortalecimento dos músculos. Especialmente os músculos do coração que bombeiam sangue continuamente para todas as partes do corpo.

Por fim, lembramos que, por ter tendência à formação de oxalatos, deve ser evitado por quem sofre de artrite, gota, osteoartrite e cólica renal. Mas se você não se identifica com esses casos, você pode apreciá-lo regularmente sem problemas.

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