Por que perder peso é uma boa opção para parar de roncar à noite?

Por que perder peso é uma boa opção para parar de roncar à noite?
Por que perder peso é uma boa opção para parar de roncar à noite? © 123RF

Por que perder peso é uma boa opção para parar de roncar à noite?

O ronco é algo que a maioria dos adultos faz enquanto dorme , embora isso possa variar de ronco para ronco. Este fenômeno é caracterizado por um som rouco e às vezes alto que ocorre quando o ar passa pelos tecidos relaxados da garganta , fazendo-os vibrar enquanto você respira. O ronco pode se tornar um problema crônico e até mesmo ser um sinal de uma doença .

>>Como o abacate ajuda a manter a saúde do estômago? Confira essas dicas

Segundo especialistas, esse distúrbio do sono ocorre principalmente em homens, por apresentarem menor produção de estrogênio, e embora alguns o considerem um sintoma de fadiga, na realidade o ronco seria um fenômeno que ocorre devido à um problema respiratório. No entanto, um dos fatores associados ao ronco é o sobrepeso e a obesidade.

Existam fatores genéticos que predeterminam que uma pessoa ronca, mas, sabe-se que o sobrepeso e a obesidade agravam o problema, devido ao acúmulo de gordura na musculatura do pescoço, que estreita as vias aéreas e se soma à flacidez dos tecidos moles das vias aéreas superiores, dificultando o escape de ar, resultando em ronco.

>>Dicas que como perder peso em uma semana de forma saudável

Por que o excesso de peso está relacionado ao ronco?

Um estudo publicado pelo American Thoracic Society Journal explica que a diminuição da perda de peso está associada à redução dos volumes de diversos tecidos moles do trato respiratório superior e, portanto, à apneia obstrutiva do sono , ou seja, para roncar .

Alguns artigos também apontam que perder peso pode ser para muitos a solução para o problema do ronco , e mesmo que obesos têm cinco vezes mais chances de roncar , portanto, a redução de três quilos poderia reduzir a quantidade de ronco pela metade que são apresentados em uma hora.

>>Saiba quais são os 6 alimentos que mais causam celulite e evite-os

Embora esse fenômeno também afete adultos mais velhos ou mulheres com menopausa, há fatores que podem estar se somando a esse problema e que podem ser indicativos de uma doença grave .

Para saber se é um problema que deve ser resolvido, é necessário determinar se o ronco ocorre por mais de cinco dias contínuos , e isso seria um sintoma de um problema respiratório , e mesmo sendo de um volume muito alto seria grave, segundo especialistas, visto que, à medida que crescemos há também um problema no aparelho respiratório.

PODE LHE INTERESSAR