Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos?

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos?
Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? © Freepik

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos?

O corpo evolui com a idade e passa por mudanças que podem afetar nosso físico. Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? Apesar de continuarmos a manter uma alimentação saudável e não mudarmos os hábitos alimentares, à medida que envelhecemos, o nosso corpo tende a expandir-se. Embora no caso das mulheres a causa disso muitas vezes seja a menopausa , não é o único motivo.

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A inatividade física e a perda muscular são algumas das razões pelas quais ganhamos peso com a idade. Por um lado, encontramos-nos com um estilo de vida sedentário, o que faz com que aos poucos todos os músculos adquiridos ao longo da vida se percam. Como resultado, ganhamos gordura, que é o que torna as roupas cada vez mais justas.

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O estresse é outra razão pela qual o corpo é afetado. A maneira como o corpo processa os alimentos muda e tendemos a comer menos saudavelmente ou até comer demais. À medida que envelhecemos e assumimos mais responsabilidades, a tensão aumenta e com ela o estresse.

Uma razão final é o declínio hormonal causado pelo envelhecimento. Essa mudança em nossos hormônios causa um aumento na gordura abdominal, distúrbios do sono e perda de força muscular.

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Chaves para evitar o ganho de peso

Depois de analisar os motivos, podemos afirmar que a chave para evitar o excesso de peso na nossa maturidade é, antes de tudo, ter um estilo de vida saudável . Apesar de as alterações hormonais não poderem ser controladas, fazer exercício e manter uma dieta saudável baseada na dieta mediterrânea são fundamentais para não ganhar peso na velhice. Além disso, a ingestão de proteínas é essencial para manter o peso ideal

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Isso pode ser combinado com uma organização correta das refeições para distribuir a ingestão. Finalmente , dormir bem é importante para que o corpo se sinta descansado e não exija uma ingestão calórica maior.

Que esportes devemos fazer para evitá-lo?

A prática de exercícios é fundamental para não ganhar peso com a idade. Entrar na rotina desde tenra idade é fundamental para que, depois dos 50 anos, seja mais fácil manter a balança sob controle.

Alguns dos esportes mais recomendados são aqueles que envolvem cardio, como corrida ou caminhada, como caminhadas em um ritmo intermediário. Por outro lado, vale destacar também a natação, que consiste em exercitar todo o corpo e fortalecer músculos e ossos.

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Lembrar:

  • Manter uma alimentação saudável desde tenra idade é ideal para não ganhar peso à medida que envelhecemos.
  • Estresse e estilo de vida sedentário são algumas das razões pelas quais o corpo tende a ganhar peso.
  • Recomenda-se o exercício para manter o peso sob controle.

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