Por que é tão perigoso roer as unhas? Descubra agora

Por que é tão perigoso roer as unhas? Descubra agora
Por que é tão perigoso roer as unhas? Descubra agora – Reprodução

Por que é tão perigoso roer as unhas? Descubra agora

Roer as unhas é geralmente considerado um hábito indesejável, e não apenas porque pode deixar seus dedos com uma aparência irregular. Embora mordiscar a ponta do dedo ou a cutícula possa não parecer grande coisa, pode apresentar sérios riscos à saúde, especialmente em nosso clima infestado de germes.

Por que roemos nossas unhas?

A maioria das pessoas os morde de vez em quando, especialmente se perceberem algo pontudo ou irregular que precise ser aparado o mais rápido possível. Mas as pessoas que fazem isso constantemente tendem a morder como forma de tédio ou alívio do estresse.

E se você é propenso a isso, pode descobrir que faz muito mais durante os momentos em que as coisas parecem realmente selvagens e fora de controle (como uma pandemia).

+Use alho e bicarbonato de sódio para eliminar fungos nas unhas

Mas por que roer as unhas parece nos ajudar a lidar com sentimentos desagradáveis? Basicamente, é uma distração  Tanto o tédio quanto o estresse vêm de uma sensação de inquietação. Um indivíduo sente uma energia interna e está usando esse comportamento para se acalmar e se sentir melhor.

4 razões para abandonar este hábito

Esse fato é mais comum em crianças do que em adultos, e a maioria das pessoas deixa o hábito quando chega aos 30 anos. Mas, independentemente da sua idade, se você roer as unhas com frequência, nós lhe damos as melhores razões para parar fazer o que.

+Conheça as propriedades curativas do alho

Você está comendo muitos germes

Aqueles que roem as unhas ficam resfriados e infecções gastrointestinais com mais frequência.

Embora suas mãos tendam a abrigar muitos germes em geral, a área ao redor das unhas é o lar de bactérias ainda mais nocivas. A área sob a unha em torno da ponta de um dedo é o lar de centenas de milhares de germes, de acordo com um estudo marcante de maio de 1988 publicado no Journal of Clinical Microbiology.

+Como fazer gel antibacteriano com aloe vera e álcool

Isso inclui germes que causam doenças como a E. coli, de acordo com um estudo de fevereiro de 2007 na revista Oral Microbiology and Immunology.

Não apenas as pontas dos dedos entram em contato com mais superfícies do que outras partes das mãos, mas a área sob as unhas é mais quente e úmida do que o resto da mão, tornando-a um ambiente aconchegante para procriação. para insetos desagradáveis.

E quando você roe as unhas, todos os germes são transferidos diretamente para a boca, onde podem infectar você facilmente.

+Use batata para clarear as manchas e unificar o tom facial

Aumenta o risco de infecções da pele

Você já se sujou e um corte ou ferida infeccionou? Você corre o mesmo risco ao mordê-los. Esse hábito pode romper a pele e criar pequenas feridas abertas onde as bactérias dos dedos podem entrar facilmente.

Quando há alteração na barreira cutânea por roer as unhas, ela pode transportar bactérias para as camadas mais profundas da pele, causando infecção.

+Perca peso bebendo chá azul; descubra seus benefícios

Isso pode ser tão doloroso quanto grosseiro. As infecções ao redor das unhas tendem a causar vermelhidão, sensibilidade e inchaço ao redor da unha e torná-la dura e espessa. E se as coisas ficarem muito ruins, você pode acabar com pus que se acumula ao redor da unha e eventualmente escorre (ou pior, tem que ser removido).

Pode danificar seus dentes ou gengivas

Como se toda a coisa do germe não fosse ruim o suficiente, mordê-los também tem o potencial de estragar sua boca.

Pode ter um efeito prejudicial no esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que pode causar lascas ou fraturas. Há até relatos de roedores de unhas sofrendo de mandíbulas deslocadas, de acordo com as descobertas de junho de 2000 no Journal of Periodontology.

+Depressão crônica: como isso afeta as pessoas?

Mastigar as unhas regularmente pode causar fragmentos de unhas e acúmulo de bactérias entre os dentes e sob as gengivas. E uma unha teimosa abaixo da linha da gengiva não é apenas desconfortável, mas pode irritar as gengivas e, potencialmente, preparar o terreno para uma infecção.

Faz seu hálito cheirar mal

Não há muitas evidências sólidas para apoiar isso. Mas se você está roendo as unhas e lutando contra o mau hálito, é bem possível que toda a mordida esteja contribuindo para o cheiro ruim.

+Descubra as maravilhas da borra de café na pele

Quando consumimos patógenos perigosos, corremos o risco de infecções orais e sistêmicas. O consumo desses microrganismos pode causar, direta ou indiretamente, halitose ou mau hálito.

Truques para evitar roer as unhas

Saber que você precisa se livrar do hábito de morder é muito diferente de desistir. Afinal, a maioria das mordidas de unha vai para uma mordida sem nem perceber, então você pode não perceber até que seja realmente meia mordida.

+Como remover poros abertos em seu rosto em apenas 3 dias

Preste atenção aos seus gatilhos. Quando você notar momentos ou instâncias em que morder, você pode tomar medidas para ficar longe. Você tende a roer as unhas quando está sentado esperando e ficando entediado? Traga um livro para se manter ocupado.

Encontre outra maneira de manter suas mãos ou boca ocupadas. Tenha uma bola anti-stress por perto, que possa apertar quando precisar fazer algo com os dedos, e tenha chiclete quando sentir vontade de mastigar.

Passe uma tinta amarga nas unhas. Você sentirá imediatamente um gosto amargo quando colocar a unha na boca. Existem até lacas especiais para evitar esse hábito.

PODE LHE INTERESSAR