Polícia Federal faz operação para desarticular esquema de fraudes no INSS

Foto: divulgação PF

Na manhã desta terça-feira (23), a  Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão na capital paulista e o sequestro de valores em contas bancárias de 31 pessoas em uma operação contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

>>IBGE abre inscrições para seleção de mais de 180 mil recenseadores

Batizada como Operação Fiscela tem objetivo investigar um esquema que teria fraudado 40 benefícios de auxílio-doença. A apuração começou em 2018 a partir de análises do próprio INSS apontarem para irregularidades na concessão dos benefícios.

>>Abertas inscrições para mais de 8 mil vagas em 21 cursos gratuitos de qualificação

Segundo as informações divulgadas pela PF, as ações identificaram pessoas que estavam empregadas e simulavam problemas de saúde com documentação falsa para ter acesso a benefícios.

>>Governo anuncia 100 mil bolsas-auxílio para desempregados; veja quem tem direito

A polícia ainda informou que a estima é de que, as fraudes tenham causado um prejuízo de cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos.

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR