Perda de olfato devido ao Covid-19? Como saber se é isso ou um resfriado?

Perda de olfato devido ao Covid-19? Como saber se é isso ou um resfriado?
Perda de olfato devido ao Covid-19? Como saber se é isso ou um resfriado? © Freepik

Perda de olfato devido ao Covid-19? Como saber se é isso ou um resfriado?

Após a confirmação de que a perda do olfato pode ser um dos sintomas do Covid-19, é normal que você se assuste se de repente não perceber odores tão intensos, porém, essa característica também pode estar relacionada a um resfriado. Para evitar sustos, os cientistas nos dizem como distinguir uma coisa da outra.

Portanto, toda vez que ouvimos falar de um novo sintoma ou manifestamos algo semelhante ao que um paciente da Covid poderia apresentar, ficamos com medo e começamos a sugerir se estamos ou não infectados. Embora seja verdade que a prevenção sempre será importante, entrar em pânico não é a solução.

+Poderoso! Descubra por que algumas mulheres comem alho todos os dias

Perda de olfato devido ao Covid-19

Embora não tenha sido declarado inicialmente como um dos sintomas desse vírus, atualmente a Organização Mundial da Saúde indica a perda do olfato como um dos sintomas, embora menos frequentes, do Covid-19, que geralmente são leves e eles começam gradualmente.

Nesse sentido, artigo publicado na Elsevier Public Health Emergency Collection indica que, diante dos estudos em torno desse sintoma, uma disfunção olfatória súbita e grave no contexto da pandemia, deve alertar os médicos para uma possível infecção deste vírus… Desde que não existam outras doenças respiratórias, pois isso é comum em infecções virais, como resfriados ou gripes, e também em certas alergias.

+5 efeitos negativos de consumir canela em excesso

Como posso saber se minha perda de olfato é devido ao Covid-19?

Dadas essas coincidências e para evitar confusão, um grupo de pesquisadores europeus que são especialistas em distúrbios do olfato decidiu estudar e demonstrar a diferença entre a perda do olfato associada à infecção por Covid-19 e a perda de um resfriado ou gripe.

O estudo publicado na revista Rhinology, constatou que as principais diferenças são que quem sofre de coronavírus pode respirar livremente, ou seja, não há nariz escorrendo ou entupido, embora não detectem odores.

Além disso, eles não podem detectar sabores amargos e doces. Na verdade, a perda do verdadeiro sabor (como dizem os cientistas) era o que parecia estar presente nos pacientes de Covid, em contraste com os resfriados. Bem, enquanto quando você pega um resfriado pode perder o gosto, você ainda é capaz de distinguir entre salgado, doce, azedo e amargo, de acordo com a National Library of Medicine dos Estados Unidos.

+9 movimentos que você deve fazer diariamente para melhorar a mobilidade

O estudo envolveu 10 pacientes com Covid-19, 10 com resfriados graves e um grupo de controle de 10 pessoas saudáveis. Os resultados dão peso à teoria de que esse vírus infecta o cérebro e o sistema nervoso central, mas o mais relevante é que a equipe espera que com esse trabalho possam desenvolver testes de olfato e paladar para a detecção rápida dessa doença.

Claro, como com o dispositivo que finge detectar o coronavírus pela voz ou pela tosse, eles não substituiriam os testes diagnósticos “formais”, mas ajudariam a discriminar os pacientes com Covid daqueles com gripe ou resfriado. sendo uma alternativa para detecção rápida na atenção primária e até mesmo em aeroportos.

+Veja os benefícios e como fazer máscara de maionese para cabelo e rosto

Sintomas de Covid-19

Embora a perda do olfato possa ser um sintoma desse Coronavírus e os achados deste estudo sirvam para ajudar diferenciá-lo do frio, é muito importante estar alerta e não perder nenhum sinal que possa sugerir que você foi infectado pelo SARS-CoV-2.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde aponta que você pode suspeitar de Covid-19, se tiver pelo menos 2 desses sintomas : tosse, febre ou dor de cabeça, acompanhados de pelo menos um dos seguintes:

  • Dificuldade para respirar
  • Dor nas articulações
  • Dores musculares
  • Dor de garganta ou queimação na garganta
  • Escorrimento nasal
  • Dificuldade para respirar
  • Olhos vermelhos
  • Dor no peito

A principal indicação é ficar em casa seguindo as orientações das autoridades de saúde ou se comunicar com elas pelos diversos canais. Por outro lado, se você pertence a um grupo de risco, é muito importante que você procure atendimento médico. O mesmo se você tiver dificuldade para respirar.

+Sopa medicinal de frango e arroz para ganhar muita energia

Agora você sabe, antes de entrar em pânico por não ” cheirar bem “, preste atenção a outros sinais relacionados a essa disfunção olfativa. Além disso, preste muita atenção aos principais sintomas, uma vez que a perda do olfato, como outras, nem sempre aparece. Cuidado!

PODE LHE INTERESSAR