Pele jovem e saudável: conheça 10 alimentos com função antienvelhecimento

Pele jovem e saudável: conheça 10 alimentos com função antienvelhecimento
Pele jovem e saudável: conheça 10 alimentos com função antienvelhecimento © Getty Images

Pele jovem e saudável: conheça 10 alimentos com função antienvelhecimento.

Muito foi escrito e pesquisado para descobrir o segredo da juventude eterna. Uma ilusão com que se sonhou durante séculos, sem resultado. Descobrir a chave para se manter sempre jovem e saudável é para muitos um sonho que, por enquanto, é inatingível. Isso levou à criação de todo um mundo de cosméticos e saúde para lutar contra o temido e inevitável envelhecimento.

>>Com que idade começamos a perder colágeno na pele?

Obviamente, falamos das centenas de produtos de beleza que inundam o mercado, mas também dos alimentos que a natureza nos oferece e que, graças aos seus milagrosos benefícios, nos ajudarão a permanecer jovens por mais tempo.

A frase “somos o que comemos” é bem conhecida e é por isso que o cuidado com a alimentação vai determinar a nossa condição física e a nossa aparência. Estando claro que milagres não existem, está comprovado que a inclusão de alimentos antioxidantes, também conhecidos como alimentos anti-envelhecimento, em nossa dieta, pode nos ajudar a retardar o envelhecimento de nossas células.

>>Pele casca de laranja: especialista revela dicas para prevenir e reduzir sua aparência

O que são alimentos antienvelhecimento?

É importante seguir uma dieta saudável e balanceada, que inclua alimentos frescos e naturais, deixando de lado os alimentos processados ​​tanto quanto possível. Além de adicionar porções moderadas de alimentos com mais antioxidantes.

1. Frutas vermelhas

Morangos, mirtilos, amoras, cerejas… os frutos vermelhos, além de deliciosos, são uma poderosa fonte de antioxidantes. Seus flavonóides, responsáveis ​​por sua coloração avermelhada a azulada, auxiliam no combate ao envelhecimento celular . Embora cada uma dessas frutas tenha suas peculiaridades, em geral são uma ótima dose de ferro, vitamina C, vitamina K…

2. Azeite virgem

Considerado um dos melhores alimentos da dieta mediterrânea, vários estudos comprovam os múltiplos benefícios do azeite de oliva para a saúde. Muitos são os especialistas que recomendam tomar duas colheres de sopa de azeite cru todos os dias. E é isso, o considerado ouro líquido é rico em vitamina E e hidroxitirosol, um poderoso polifenol mais poderoso até que o ácido oleico.

>>Surpreendente! Esta planta atua contra infecções e ainda cuida do cabelo e da pele

3. Romã

Imerso na estação da romã, incluir esse alimento em nossa dieta nos trará grandes benefícios. Objeto de inúmeros estudos, já foi demonstrado o potencial da romã contra doenças intestinais, relacionadas à saúde vascular, doenças neurodegenerativas e até câncer.

A romã, além de ter baixo valor calórico, é um dos alimentos mais ricos em flavonóides, benéficos para a saúde da pele.

4. Amêndoas, nozes, avelãs…

Essas nozes são embaladas com gorduras muito saudáveis. Gordura monoinsaturada que ajuda a manter a pele hidratada e nos ajuda a absorver algumas vitaminas e outros nutrientes de que nossa pele necessita.

Alguns estudos recomendam consumir cerca de 30 gramas por dia desses alimentos, considerados uma grande fonte de ômega 3, fibras, potássio e antioxidantes como a quercetina. De acordo com um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, as nozes são as nozes com maior quantidade de antioxidantes e de melhor qualidade.

>>Poderosos: conheça os melhores óleos vegetais para cuidar da sua pele

5. Uvas vermelhas (e vinho tinto)

Está mais do que provado que a uva retarda o envelhecimento da pele e ajuda a combater os danos do sol. O resveratrol é o principal responsável por isso e também ajuda a reduzir o colesterol.

6. Tomate

O tomate, além de muito nutritivo, é muito pobre em calorias. Algumas de suas grandes qualidades são os altos teores de ácido fólico, vitamina C e licopenos, responsáveis ​​por sua cor avermelhada com ótimas propriedades antioxidantes.

>>Pele radiante e sem rugas! 3 batidos deliciosos par estimular a produção de colágeno

7. Frutas carregadas com vitamina C

A vitamina C ajuda o corpo a criar colágeno, por isso as frutas e vegetais que a contêm são essenciais para combater o envelhecimento. Embora a laranja seja uma das frutas com melhor reputação em termos de vitamina C, encontramos outras como o kiwi, o caqui, o limão ou a manga. Frutas ricas prontas para reparar as células da pele.

8. Cúrcuma e gengibre

Mais na moda do que nunca, essas raízes, além de trazerem sabores interessantes aos nossos pratos, trazem inúmeros benefícios. A cúrcuma, usada como tempero na culinária por milhares de anos, contém fitoquímicos que atuam como antiinflamatórios e têm propriedades antioxidantes.

O mesmo vale para o gengibre, considerado um dos alimentos com maiores níveis de antioxidantes que ajudam a reduzir os danos às células.

9. Chocolate preto

Um dos maiores prazeres saudáveis ​​é o chocolate. Claro, estamos falando de chocolate amargo, com 85% de cacau ou mais. O chocolate amargo contém altos níveis de flavonóides, aos quais é atribuído um alto poder antioxidante e, como estudos demonstram, cardioprotetor.

>>Controle a oleosidade da sua pele com essas máscaras naturais 

10. Cenouras

A cenoura, crua, cozida ou em sucos, é um dos alimentos mais utilizados na culinária e de maior sabor. Carregado com nutrientes, tem inúmeros benefícios, incluindo seu poder antioxidante. Isso ocorre porque as cenouras são uma boa fonte de carotenóides, que também ajudam a desintoxicar o sistema.

Durante anos, a cenoura se tornou uma das melhores aliadas da pele. Seus altos níveis de vitamina C e antioxidantes ajudam a manter a pele saudável e jovem por mais tempo.

PODE LHE INTERESSAR