Pé de atleta: por que aparece como eliminá-lo

Pé de atleta: por que aparece como eliminá-lo. © iStock

Pé de atleta: por que aparece como eliminá-lo

O pé de atleta é uma infecção fúngica que geralmente começa nos dedos dos pés.

Quando aparece, essa infecção pode causar descamação e geralmente causa coceira, ardência e queimação. A infecção pode aparecer em um ou ambos os pés e pode se espalhar para as mãos, especialmente se você coçar ou tocar as áreas infectadas dos pés.

+Elimine marcas e cicatrizes na pele com creme de coco e babosa

Por que esse fungo aparece?

Não sabemos se todos os atletas têm esse problema, mas com certeza eles têm maior probabilidade de desenvolvê-lo. O que ocorre é que o pé de atleta surge por causa do excesso de suor no pé, principalmente quando se calça calçado fechado.

Além disso, o calor e a umidade do ambiente influenciam.

+5 remédios caseiros para eliminar a caspa definitivamente

Higiene e pé de atleta

Embora a falta de higiene não seja uma causa direta do pé de atleta, as pessoas com tendência a ter essa doença devem redobrar os esforços para manter os pés secos e limpos.

Algumas das medidas que você pode tomar se você tiver pé de atleta são:

  • Troque de meias regularmente e use apenas algodão. Se seus pés suarem muito, troque as meias duas vezes ao dia ou conforme necessário.
  • Seque muito bem os pés após o banho.
  • Usar pó de talco ou outro tipo de pó antifúngico nos pés.
  • Use sapatos leves e ventilados.
  • Proteja seus pés em locais públicos, usando sandálias ou sapatos quando estiver em piscinas públicas, chuveiros ou vestiários.

+Alopecia: conheça suas causas e diferentes tipos

Três remédios naturais para eliminar o pé de atleta

Todas as medidas de higiene acima mencionadas vão ajudá-lo a ter os pés livres de infecção, mas a verdade é que se já tem, tem que tratar. Os antifúngicos de venda livre funcionam bem, mas se você preferir remédios naturais, esses são os remédios caseiros que funcionarão melhor para você.

Vinagre

O vinagre possui componentes antifúngicos e sua acidez evita a propagação de fungos. Misture 1 ½ xícara de vinagre (375 ml) em 3 xícaras de água morna (750 ml), coloque a preparação em um balde ou bacia e deixe os pés de molho por 15 minutos.

+10 coisas negativas que acontecem ao nosso cérebro se não dormirmos

Ao terminar enxágue muito bem e acima de tudo, seque perfeitamente. Repita duas vezes ao dia.

Sal

O sal elimina fungos e absorve umidade, o que o torna um grande aliado na hora de se livrar do pé de atleta.

Dissolva 6 colheres de sopa de sal em um litro de água morna e mergulhe os pés por 20 minutos. Em seguida, como no caso anterior, enxágue e seque cuidadosamente.

+Gengibre – Propriedades, benefícios e contra-indicações

Bicarbonato de Sódio

Como você deve saber, o bicarbonato de sódio é um ótimo antifúngico e um remédio natural para muitas doenças infecciosas.

Neste caso, faremos uma pasta com bicarbonato para aplicar nos pés. Basta misturar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água para fazer uma pasta grossa.

+Descubra como usar e as propriedades da vaselina

Em seguida, você deve aplicar a pasta na área afetada, massageando suavemente. Deixe o produto agir por algumas horas antes do enxágue. O ideal é aplicar à noite e deixar agir enquanto dormimos.

Importante: Deve ser esclarecido que o N1 não orienta ou prescreve a utilização de técnicas como forma de tratamento de problemas físicos ou mentais sem orientação de um médico, direta ou indiretamente. No caso de aplicar qualquer informação deste site para esse fim, o N1 não se responsabiliza por tais atos.

PODE LHE INTERESSAR