Para uma vida longa, você deve comer 5 frutas e vegetais por dia, revela estudo

Para uma vida longa, você deve comer 5 frutas e vegetais por dia, revela estudo
Para uma vida longa, você deve comer 5 frutas e vegetais por dia, revela estudo. Foto: Shutterstock

Para uma vida longa, você deve comer 5 frutas e vegetais por dia, revela estudo

“Comer frutas e verduras” é a frase que se popularizou nos últimos anos e que os especialistas não se cansam de repetir, e é que além de uma recomendação, tornou-se uma das necessidades básicas para cuidar da nossa saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Para ser exato, o conselho é comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia , mas às vezes isso é muito difícil.

Quanto mais pesquisas são feitas sobre os benefícios das frutas e vegetais, mais evidências mostram elementos favoráveis ​​para a integração de alimentos mais saudáveis ​​na dieta diária. É por isso que ao longo dos anos, mais e mais pessoas aderem para levar uma dieta muito mais saudável, mesmo dietas como a mediterrânea continuam ganhando espaço no mundo dos alimentos.

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Consumo de frutas e vegetais, a chave para uma vida longa

De acordo com uma pesquisa conduzida pela American Heart Association (AHA), foi determinado que consumir pelo menos duas frutas e três vegetais por dia pode ser a chave para uma vida mais longa . Ao consumir uma quantidade maior de fibras, reduz-se a possibilidade de sofrer de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer.

E embora as evidências sejam claras, o consumo de frutas e vegetais na sociedade ainda é muito baixo , como é o caso dos Estados Unidos, onde os registros indicam que apenas um em cada 10 adultos come frutas e vegetais suficientes por vez. O epidemiologista, nutricionista e principal autor do estudo, Dong D. Wang, lembra que as instituições americanas enfatizam o consumo de frutas e vegetais, mas o consumidor pode não receber as mensagens adequadas, bem como a quantidade e quais devem incluir na sua alimentação.

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Este estudo acompanhou mais de 100.000 adultos por 30 anos, coletando dados sobre sua dieta com a ingestão de frutas e vegetais, bem como 26 outros estudos que incluíram 1,9 milhão de participantes de países da América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália. Ao todo, cerca de 2 milhões de pessoas foram analisadas, levando em consideração sua alimentação ao longo dos anos e como ela afetou ou melhorou sua qualidade de vida.

Os resultados divulgados indicam que a ingestão de 5 porções de frutas e vegetais apresentou menor risco de morte em quem as consumia e maior longevidade. Enquanto, em comparação com aqueles que consumiram duas porções deles, eles tiveram até 13% menos risco de morte por várias causas, incluindo doenças cardiovasculares (-12%), câncer (-10%) e doenças respiratórias (-35%).

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Vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, couve e alface, frutas ricas em beta-caroteno e vitamina C, como frutas vermelhas, cenouras e frutas cítricas, apresentaram melhores resultados em comparação com outros tipos de alimentos da mesma família. Uma das recomendações gerais é preencher pelo menos metade do prato com frutas e vegetais a cada refeição, se quiser aproveitar ao máximo seus benefícios.

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