Para que serve a vitamina D e por que ela é importante para as pessoas?

Para que serve a vitamina D e por que ela é importante para as pessoas?
Para que serve a vitamina D e por que ela é importante para as pessoas? Foto: Shutterstock

Para que serve a vitamina D e por que ela é importante para as pessoas?

Com certeza você já ouviu falar muito sobre vitamina D nos últimos dias e até nos últimos meses, sabe por quê? Apesar de esta vitamina ter sido descoberta em 1921 pelo Dr. Edward Mellanby, como um componente essencial para o combate ao raquitismo , em abril de 2020 foi publicado um artigo sobre sua relação com a Covid-19 .

O estudo conduzido por cientistas da University of East Anglia relatou que pessoas com baixos níveis de vitamina D tinham um risco maior de morrer de uma nova infecção respiratória originada em Wuhan , o que levou outros cientistas a focalizarem sua atenção no papel desse micronutriente no sistema imunológico.

>>Saiba como melhorar sua saúde mental através da yoga

Embora pareça algo novo, na realidade a descoberta de muitas vitaminas ocorre quando os cientistas buscam respostas para algumas doenças, e esse foi o caso do raquitismo , doença caracterizada por deformidades esqueléticas causadas pela diminuição da mineralização dos ossos e da cartilagem.

Para que serve a vitamina D?

Embora o raquitismo ocorra devido à baixa quantidade de cálcio e fósforo no organismo, a vitamina D desempenha um papel fundamental na saúde óssea , uma vez que é esse micronutriente que ajuda o organismo a absorver o cálcio . A ausência de vitamina D promove ossos fracos, finos e quebradiços.

>>Por que perder peso é uma boa opção para parar de roncar à noite?

Porém, ela cumpre muitas outras funções , uma delas é nos músculos , já que essa vitamina é usada para movimentos, enquanto o sistema nervoso a usa para transmitir mensagens entre o cérebro e cada parte do corpo. Outra função muito importante da vitamina D é cumprida no sistema imunológico , pois esse componente combate vírus e bactérias .

A vitamina D também ajuda a proteger os adultos mais velhos e as mulheres na menopausa da osteoporose e, embora ainda faltem pesquisas, sabe- se que esta vitamina está presente em todas as células do corpo.

Também foi relatado que pessoas com uma baixa quantidade de vitamina D têm um risco muito maior de adquirir Covid-19 do que aquelas com níveis regulares.

>>Dicas que como perder peso em uma semana de forma saudável

A principal fonte de vitamina D é o sol , embora existam alguns alimentos que também fornecem este micronutriente como peixes, frutos do mar, fígado bovino, derivados do leite e alguns vegetais.

PODE LHE INTERESSAR