Os benefícios do chá verde para o seu rosto (e como aproveitá-lo ao máximo)

Os benefícios do chá verde para o seu rosto (e como aproveitá-lo ao máximo)
Os benefícios do chá verde para o seu rosto (e como aproveitá-lo ao máximo) – Reprodução

Os benefícios do chá verde para o seu rosto (e como aproveitá-lo ao máximo)

Vitalidade! É a palavra que dá origem ao “chá”, termo que antes de se tornar o que hoje conhecemos passou por muitos anos de história.

Segundo o livro Todos os chás do mundo, um belo e difundido manual da editora Oceano, as palavras que são usadas em diferentes partes da Ásia para denominar o chá são muito semelhantes. “No Japão é chamado de ‘cha’, na Rússia ‘caj’, na Índia ‘Tschaj’ e na China ‘ch’a'”. Alguns especialistas afirmam que todos esses termos vêm da palavra chinesa “chi”, que significa “vitalidade”.

The Health Encyclopedia define que, para a cultura chinesa, Chi é “a energia vital que move todo o organismo, incluindo todas as suas células. É a força vital que sustenta a pessoa contra as doenças, sejam físicas ou mentais ”. E faz todo o sentido porque o que o chá sempre oferece é total bem-estar e uma agradável sensação de saúde.

+Manchas no rosto: alterações que pioram com o sol e que podem ser eliminadas

Chá verde: bem-estar em folhas

“O chá verde é obtido por meio da secagem para remover a umidade da folha, inibindo assim a fermentação. É o mais consumido na China e no Japão e, juntamente com o chá branco, é o que mais tem se mostrado terapêutico ”, explicam em Todos os Chás do Mundo, onde acrescentam ainda que o teor de cafeína -ou teína- por xícara é entre 8 e 16 mg, enquanto uma xícara de café contém 200 mg.

Por isso, saborear uma deliciosa xícara de chá ajuda a liberar as tensões, dando-nos alguns minutos de calma para tomá-lo, mas suas propriedades estimulantes favorecem as atividades intelectuais e renovam as energias do corpo para realizar qualquer atividade com entusiasmo.

+O azeite de oliva pode proteger contra ataques cardíacos?

Porém, mais do que seu teor de cafeína e seu delicado aroma de ervas, estamos interessados ​​neste caso nas propriedades terapêuticas do chá verde, que também estão relacionadas à beleza natural.

O chá verde contribui para retardar o envelhecimento graças ao seu alto teor de polifenóis e catequinas, que possuem uma ação antioxidante mais poderosa do que a vitamina E.

Além disso, um banho de chá verde, além de aplicado em compressas, alivia irritações e outras doenças da pele. Para preparar este banho revitalizante, recomenda-se colocar um punhado de folhas de chá verde em um infusor e submergir na água quente do banho. Sacos usados ​​também podem ser usados.

+Creme de cabelo caseiro ultra-hidratante para definir seus cachos

Esses mesmos sachês úmidos e quentes podem ser colocados nas pálpebras para acalmar os olhos cansados ​​por cerca de 10 minutos, os mesmos minutos em que você pode meditar ou ouvir música relaxante para complementar um mini spa em casa.

Lavar o rosto pela manhã com chá verde ajuda a remover as impurezas da pele, bem como a combater cravos, e mesmo na última enxágue dá um brilho especial.

Um tônico de chá verde também pode aliviar a vermelhidão ou irritação da pele do rosto e também é recomendado, em cubos de gelo, para reduzir a inflamação dos olhos e diminuir as olheiras, como recomendado por Natalie Lin, especialista consultada pela People na revista espanhola.

+Como remover a caspa com ingredientes naturais

Sorriso de chá

Segundo o manual Todos os chás do mundo, publicado na Espanha, o chá verde é um aliado da saúde bucal. Gargarejo e enxágue com a infusão combate o mau hálito e a gengivite.

Além disso, as teoflavinas contidas no chá verde têm uma ação antibacteriana muito poderosa, que ajuda a prevenir o aparecimento de cáries. Pu-erh, chá preto e finalmente Oolong também oferecem essas ações, mas em menor grau.

+Como usar secador de cabelo e prancha em casa sem causar danos

Segundo a Sociedade Espanhola de Nutrição, o chá é um aliado para nos mantermos hidratados e está entre os líquidos recomendados para o consumo diário. Além disso, o chá verde, que contém nutrientes e vitaminas, acalma a sensação de fome, sendo uma ferramenta útil para quem busca manter um peso saudável.

Do ponto de vista industrial, os componentes do chá verde são frequentemente utilizados em produtos de beleza para o cuidado da pele. Como hidratantes, limpadores e máscaras entre outros, com os quais você poderá desfrutar dessa fonte de vitalidade de todas as formas possíveis.

PODE LHE INTERESSAR