Os benefícios da banana para o cabelo que você talvez não conheça

Os benefícios da banana para o cabelo que você talvez não conheça
Os benefícios da banana para o cabelo que você talvez não conheça © Getty

Os benefícios da banana para o cabelo que você talvez não conheça

Banana, banana, banana, banana… assim como tem muitos nomes, a banana tem muitos benefícios. É uma das frutas mais doces, tanto que quem evita usar o açúcar em suas sobremesas a utiliza como ingrediente fundamental para adoçar.

A banana é uma fonte de energia e vitaminas, uma das fontes de potássio mais conhecidas, deliciosas e fáceis de comer. De acordo com o especialista em nutrição esportiva Sascha Barboza, uma banana tem aproximadamente 90 calorias, 1 grama de proteína e 25 gramas de carboidratos. “É perfeito comê-lo antes ou depois do treino, pois ajuda na recuperação da musculatura após realizar atividades físicas intensas, sempre acompanhado de uma proteína”.

Numa investigação apresentada pela Sigma Do, conhecida empresa de pesquisa de mercado espanhola, 90% dos médicos entrevistados garantiram que o aumento do consumo de banana seria benéfico para adultos e crianças, pois previne o câncer, é um antioxidante e regula distúrbios de incentivo, entre outros benefícios.

+Creme de cabelo caseiro ultra-hidratante para definir seus cachos

Mas a banana, além disso, pode nos dar muito mais. No campo da beleza, é muito utilizado na composição de produtos hidratantes e antioxidantes, e também faz parte de muitas preparações caseiras tradicionais.

Por ser uma máscara facial – amassada e aplicada diretamente na pele -, quando ingerida, oferece benefícios à pele por conter, entre muitos nutrientes, a vitamina C, que auxilia o organismo na produção de colágeno, proteína responsável pela ligação dos tecidos conjuntivos, como os a pele, articulações, cartilagem, entre outros.

O efeito dos tratamentos de beleza caseiros não é um mito

Embora seja claro que, segundo Daniela Yegres, especialista em cuidados com os cabelos, as moléculas das frutas e de outros produtos naturais são muito grandes para penetrar até mesmo no córtex dos cabelos, também é verdade que esses tratamentos proporcionam um efeito sensorial que gera muito bem-estar.

“Quando colocamos no mercado produtos que indicam abacate, coco, banana entre seus ingredientes, eles se referem às essências ou extratos desses produtos cujas moléculas são capazes de penetrar nas camadas intercuticulares dos cabelos”, diz Yegres, mas ressalta que a consumidora Gosta de poder desfrutar e criar os seus próprios tratamentos em casa pela experiência que aquele momento lhes oferece. “Tirar um momento para se cuidar e se mimar de forma barata também tem um efeito muito poderoso sobre a beleza.”

+Como usar secador de cabelo e prancha em casa sem causar danos

Além disso, garante que esses tratamentos caseiros proporcionem sensações diferenciadas, pois atuam capilarmente, ou seja, externamente, “mesmo que seja um efeito que perdure até a próxima lavagem, eles têm efeitos perceptíveis”.

Permissão para usar banana concedida

Contra a caspa. À banana são atribuídas propriedades anticaspa. Uma máscara preparada com a fruta amassada com um garfo e três colheres de sopa de coco ajuda a hidratar o couro cabeludo, o que também fará com que os cabelos fiquem menos crespos. Deixe por cerca de 20 minutos e aplique semanalmente.

Para dar volume ao cabelo. As proteínas da fruta melhoram sua aparência tornando o cabelo mais gerenciável. Uma máscara feita de banana amassada e aplicada em todos os cabelos uma vez por semana pode ajudá-lo a obter cabelos mais brilhantes e com mais movimento.

+Hidratação para cabelo com abacate e ovo: dar brilho, maciez e muito mais

Restaura cabelos quebradiços. Semanalmente, bata uma banana, com uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite e um quarto de xícara de leite. Aplique massageando suavemente os cabelos secos e couro cabeludo e deixe por cerca de 30 minutos. Lave normalmente.

Para cabelos oleosos. Uma máscara muito simples que pode ser aplicada uma vez por semana. Bata uma banana, um ovo inteiro, meia xícara de iogurte natural. Estando muito bem misturado, aplique em todos os cabelos. Cubra com uma touca de banho ou toalha quente, deixe e lave normalmente.

PODE LHE INTERESSAR