Óleo de coco ou azeite, o que é melhor para a sua saúde?

Óleo de coco ou azeite, o que é melhor para a sua saúde?
Óleo de coco ou azeite, o que é melhor para a sua saúde? © Shutterstock

Óleo de coco ou azeite, o que é melhor para a sua saúde?

Muitos alimentos que são anunciados como saudáveis nem sempre cumprem o que prometem.

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Certamente você já ouviu falar que alguns óleos vegetais, como coco ou azeite, podem ajudar a perder peso, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e promover uma longevidade saudável, mas, de acordo com evidências científicas, quanto é verdade?

Azeite de oliva

O azeite é a principal gordura na dieta mediterrânea que se mostrou eficaz na redução do risco de doenças cardiovasculares (DCV) e mortalidade geral.

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O azeite não só mostrou benefícios entre aqueles que seguem a dieta mediterrânea, consumindo até 3 colheres de sopa por dia.

A substituição de margarina, manteiga ou maionese por azeite está associada a um risco até 14% menor de doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology que examinou adultos nos Estados Unidos. Mostrando benefícios, mesmo que apenas uma colher de sopa seja consumida.

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Azeitonas

As azeitonas contêm substâncias químicas vegetais chamadas polifenóis que podem ajudar a reduzir a inflamação relacionada às  DCV , que segundo a Organização Mundial de Saúde é a principal causa de morte no mundo.

Embora se considere que o azeite de alta qualidade é extra virgem (EVOO), extraído por meios mecânicos, ao contrário de outros azeites refinados.

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A pesquisa revela que mesmo o óleo de bagaço de azeitona teria efeitos protetores contra a doença de Alzheimer, graças a compostos como ácido oleanólico, α-tocoferol e β-sitosterol.

Óleo de coco

O óleo de coco não funcionou como o azeite na redução de fatores de risco cardíacos ou benefícios na redução das medidas da cintura ou da gordura corporal em comparação com outras gorduras à base de plantas, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Circulation, que compila uma variedade de ensaios.

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No estudo, o óleo de coco aumentou o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o tipo associado a um risco aumentado de doença cardíaca. Enquanto um estudo recente publicado no BMJ Open analisou que o óleo de coco extra-virgem não mostrou um aumento no colesterol LDL.

Uma publicação na revista Harvard Medical School observa que não há estudos humanos suficientes envolvendo óleo de coco virgem extra para apoiar seu uso como gordura primária na dieta ou seus efeitos a longo prazo nos Estados Unidos.

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Na Ásia, o coco é uma gordura comum na dieta tradicional, onde os produtos dessa fruta são minimamente processados ​​e também incluem mais frutas, vegetais e peixes do que em muitas dietas americanas.

Qual é o melhor?

O azeite é a escolha, de acordo com Emily Gelsomin, clínica especializada em nutrição do Massachusetts General Hospital (MGH).

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Lembre-se de que o azeite extra virgem não é o indicado para cozinhar, por isso é recomendável usar um azeite virgem ou azeite.

Gelsomin recomenda o uso de azeite em saladas, pães e ao cozinhar. Enquanto a gordura de coco, de tempos em tempos, substitui a manteiga ao fazer sobremesas.

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