Óleo de abacate: como e por que incluí-lo em sua rotina de beleza

Óleo de abacate: como e por que incluí-lo em sua rotina de beleza
Óleo de abacate: como e por que incluí-lo em sua rotina de beleza. © Shutterstock

Óleo de abacate: como e por que incluí-lo em sua rotina de beleza

Cada vez mais marcas de produtos de beleza incluem óleo de abacate como um de seus ingredientes. No entanto, você pode fazer muito por sua pele e cabelo em casa apenas adicionando-os à sua rotina de beleza.

Como o óleo de abacate beneficia a pele

Quer sozinhos, ou em combinação com outros agentes, tais como cremes, óleo de abacate tem vários benefícios de beleza, porque contém carotenóides, proteínas, lecitina, ácidos graxos, vitaminas A, D, E e C. Assim, contamos com agentes antioxidantes e antiinflamatórios que ajudariam a melhorar a aparência da pele.

+Dez remédios caseiros para cabelos muito secos e crespos

Entre seus principais benefícios estaria acalmar a pele com coceira, rachaduras e ressecamento, pois é um excelente hidratante e hidratante, que também protegeria contra danos futuros.

Existem estudos científicos que atestam algumas de suas propriedades e benefícios para a pele:

Teria efeitos microbianos, junto com outros óleos como tea tree, emu e jojoba.

Pode contribuir para a cicatrização de feridas, devido ao ácido linoléico que contém.

Serviria como um suporte para acalmar os sintomas da psoríase por mais tempo se misturado a um creme rico em vitamina B-12.

+Faça um hidratante caseiro de Aloe Vera, sua pele vai agradecer

Isso aliviaria os sintomas causados ​​pelas queimaduras solares, devido ao teor de vitaminas E e D, beta-caroteno, proteína, lecitina e ácidos graxos.

Alguns usos do óleo de abacate para a pele

Como máscara. Basta cortar um abacate em cubos e adicionar um pouco desse óleo para criar uma pasta. Em seguida, é colocado sobre o rosto limpo e deixado agir por 10 a 15 minutos. Finalmente, é lavado com água morna ou um limpador facial.

+Bálsamo caseiro para estimular o crescimento do cabelo

Para tratar calcanhares rachados. Basta misturar o óleo de abacate com um pouco de sal grosso, e assim que tivermos uma pasta, massagear o calcanhar, criando uma esfoliação. Recomenda-se fazê-lo dentro do chuveiro. Na saída, os calcanhares são reidratados com um pouco de óleo.

Como loção para pele gretada. Massageie o óleo de abacate diretamente na pele após o banho, sem enxaguar. Se preferir, você pode adicionar algumas gotas do óleo à sua loção favorita e usar normalmente.

+Hidrate o cabelo e a pele com sorvete de limão e pepino

Para peles com acne. As propriedades do abacate podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão associadas à acne, devido às suas propriedades antiinflamatórias. Mas por se tratar de pele oleosa, é aconselhável não deixá-lo na pele, mas sim deixar agir por apenas alguns minutos e enxaguar com água morna para não deixar resíduos. Claro, consulte primeiro seu dermatologista.

Mas também seria benéfico para o cabelo

Além do que já listamos acima, o óleo de abacate também é uma fonte de minerais, biotina e vitamina B-5, o que ajudaria a promover um cabelo saudável. Embora muitos desses benefícios sejam obtidos adicionando abacate à dieta, existem algumas maneiras de aplicá-lo diretamente:

+Trate os seus cabelos a base de colágeno e veja os resultados

Para desemaranhar. Uma gota de óleo de abacate é suficiente para aplicá-lo nas áreas mais emaranhadas do cabelo.

Para ajudar a prevenir pontas duplas. Uma gota do óleo é usada para espalhar com as mãos nos cabelos molhados ou secos nas pontas, e massagear. Se o cabelo estiver muito seco, pode ser usado diariamente, caso contrário, basta uma vez por semana.

Para combater a caspa, pode ser útil se for usado como uma máscara quente. Você deve aplicar o óleo de abacate morno diretamente no couro cabeludo e deixá-lo descansar por cerca de 15 minutos, depois lave muito bem com água morna.

+Tônicos caseiros simples para refrescar a pele todos os dias

Você também pode preparar uma máscara de condicionamento usando:

  • 1 abacate
  • 1 banana
  • Uma colher de sopa de óleo de abacate
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de mel

Para o preparo, misturamos os sólidos no liquidificador, depois adicionamos os óleos e o mel. É aplicado como máscara nos cabelos, deixando-os em repouso por no mínimo 20 minutos e até três horas. Em seguida, lave muito bem com água morna, de preferência com xampu sem produtos químicos.

+5 excelentes ingredientes naturais para restaurar cabelos danificados

Tem efeitos colaterais?

Quase não há evidências científicas sobre os possíveis efeitos colaterais do uso de óleo de abacate para a pele ou cabelo. No entanto, você deve sempre realizar um teste de alergia antes de aplicá-lo.

Vale lembrar que o ideal, como comentou o Dr. Rocío Rivera, Diretor de Comunicação Científica e especialista em pele da L’Oréal Paris, é fazer o teste na pele atrás da orelha.

Se você é alérgico ao abacate, é melhor consultar primeiro seu médico.

PODE LHE INTERESSAR