O que são betacarotenos, quais são seus benefícios e os alimentos que contêm?

O que são betacarotenos, quais são seus benefícios e os alimentos que contêm?
O que são betacarotenos, quais são seus benefícios e os alimentos que contêm? Foto: Shutterstock

O que são betacarotenos, quais são seus benefícios e os alimentos que contêm?

Todos nós queremos buscar a opção mais eficaz, natural e duradoura para nos mantermos saudáveis ​​por toda a vida. Para isso, nenhum produto ou tratamento funciona melhor do que uma dieta nutritiva que em grande parte inclui betacaroteno.

Certamente você já ouviu falar deles em várias ocasiões, principalmente no que diz respeito a cenouras ou pimentões, mas você já conhece a grande variedade de alimentos que contêm esses compostos e seus benefícios?

>>Como armazenar e limpar corretamente os ovos na sua cozinha

Conheça-os melhor

Responsável pelas cores amarelo, laranja ou vermelho presentes em muitos alimentos; esses pigmentos pertencem ao grupo dos carotenoides e, somente quando o corpo necessita, são responsáveis ​​pela transformação da vitamina .

Este  composto solúvel em gordura foi descoberto pelo cientista Heinrich Wilhelm, que o cristalizou a partir de cenouras em 1831. Desde então, foram feitas descobertas que otimizam sua forma de consumo para lhe proporcionar todos os benefícios possíveis.

>>10 benefícios do louro e dicas para semear facilmente em casa

Por exemplo, algumas pesquisas mostraram que cenouras cozidas fornecem mais carotenoides do que cenouras cruas ou que, sendo solúvel em gordura, comer esse nutriente com uma gordura melhora sua absorção.

O que eles podem fazer pela sua saúde

Previne doenças assistenciais

Além do fato de o organismo poder convertê-lo em vitamina A (retinol), o betacaroteno atua como antioxidante, útil para interromper os chamados radicais livres e, portanto, evitar danos celulares e estresse oxidativo, dois elementos que apresentam foram identificados como responsáveis ​​por certas doenças crônicas, como câncer de mama na pré-menopausa, câncer de pulmão e câncer de pâncreas

Melhora a função cognitiva

De acordo com alguns estudos, devido aos seus efeitos antioxidantes, o betacaroteno pode melhorar a função cognitiva e a memória. Na realidade, isso só pode ser eficaz com suplementação de longo prazo (em média 18 anos), mas é muito útil na prevenção da deterioração que causa doenças como demência e Alzheimer.

>>Sofre de diabetes? Com este aplicativo você pode controlar os níveis de glicose

Saúde pulmonar

Graças à vitamina A que o corpo cria a partir do betacaroteno, ajuda os pulmões a funcionar corretamente. Além disso, você pode ter um risco menor de certos tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão.

A For Vision

A Research Trusted demonstrou que ter altos níveis de carotenoides no sangue, incluindo betacaroteno, pode reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade avançada em até 35% e promover a saúde dos olhos.

Boa saúde da pele

>>8 alimentos naturais que o ajudarão a baixar a pressão arterial

Devido aos seus efeitos antioxidantes, também pode ajudar a melhorar a saúde da pele. O consumo de muitos micronutrientes antioxidantes, incluindo o betacaroteno, pode aumentar as defesas da pele contra a radiação UV e ajudar a manter a saúde e a aparência da pele.

PODE LHE INTERESSAR