O que não fazer na hora de preparar macarrão – quatro dicas

O que não fazer na hora de preparar macarrão - quatro dicas
O que não fazer na hora de preparar macarrão – quatro dicas – Reprodução

O que não fazer na hora de preparar macarrão – quatro dicas.

Já aconteceu com você de preparar aquele molho perfeito, mas a massa sair grudada, crua ou cozida demais?

Veja como acabar com esse problema, evitando os esses erros mais comuns que todo mundo comete ao cozinhar macarrão.

Veja também: Sete receitas deliciosas e baratas de macarrão com sardinha de impressionar

O que não fazer na hora de preparar macarrão

Preparar uma boa massa não é tão complicado assim, mas existem 4 pecados que não podem ser cometidos, mas que muita gente desconhece. Esses erros podem ser comedidos tanto para massa fresca quanto a tradicional, então atenção!

Escolher uma panela pequena

Se você quer um macarrão cozido de forma uniforme (ao contrário de ter alguns cozidos e outros duros), você precisa pensar no tamanho da panela. Usar panelas pequenas, mesmo que para pouca massa, pode impedir a movimentação da massa enquanto cozinha, fazendo que não fique pronta por igual. Por isso tem muito mais chance de grudar.

Escorrer o macarrão

Você também tem o hábito de escorrer o macarrão na pia, e pior, jogar a água toda fora depois? Então pode ir parando com isso.

Pode parecer estranho no começo, mas experimente passar o macarrão para a frigideira (ou para onde está o molho ou a vasilha que vai servir) com uma escumadeira ou uma pinça, sem levá-lo ao escorredor. A água do macarrão está cheia de amido, que vai impedir que ele grude e ainda engrossar o molho que você estiver fazendo.

Leia também: Aprenda cinco receitas de Molho Branco para macarrão e lasanha

Com isso, você não vai precisar lavar o macarrão e nem usar azeite para deixá-lo soltinho.

Jogar molho no macarrão

Esse é um erro muito comum e provavelmente também você faz. Quando se coloca o molho sobre o macarrão, perde-se uma oportunidade única de ter a massa perfeita e saborosa. Ao invés disso, coloque o macarrão — uns 3 minutos antes de acabar o tempo de cozimento e seguindo a dica anterior — na panela do molho e deixe apurar por um minutinho, antes de por na travessa. Fica muito mais saboroso!

Não esperar a água ferver

A pressa é inimiga da perfeição! Isso também se aplica à sua massa, certamente. Se você coloca o macarrão na água assim que ela começa a levantar fervura, ele não vai se movimentar adequadamente, ficando irregular e grudando entre si. O correto é colocar na água quando estiver borbulhando, com muito movimento.

Veja também: Segredo revelado: como cozinhar o macarrão perfeito – passo a passo e mais

Pronto, agora vai lá e prepara aquele molho que só você sabe fazer, com a melhor massa. Depois de testar, compartilhe sua opinião nos comentários e outras dicas que você conhece também!

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR