O que é cevada e quais são seus benefícios?

O que é cevada e quais são seus benefícios?
O que é cevada e quais são seus benefícios?.Foto: Pixabay

O que é cevada e quais são seus benefícios?

Com certeza você já ouviu falar muito sobre a cevada e que ela é até recomendada repetidamente para atletas ou mesmo para várias dietas. Mas você já se perguntou do que realmente se trata a cevada? Bem, não queime mais sua cabeça, nós lhe explicaremos do que se trata.

Para começar, a cevada  é um grão pertencente à família das gramíneas, que pode ser encontrada na forma de pérolas, farelo de cevada, farinha, grânulos de cevada e como malte. A cevada é cultivada há mais de 4.000 anos na África e nas terras altas da Ásia e da América Latina.

>>O que é glúten? Nós contamos os mitos e verdades que o cercam

A cevada possui uma grande quantidade de antioxidantes, zinco, manganês e cobre, que a tornam um alimento ideal, além disso, a cevada é rica em várias  vitaminas do grupo B (B1, B3 e B6).

Mas, além disso, temos que te contar algumas outras coisas que você deve saber sobre a cevada que podem te beneficiar na vida e mais curiosidades disso.

Energizante

Como mencionamos antes, é altamente recomendado para vários atletas, pois acaba tendo uma alta concentração de carboidratos que fornecem energia por horas assim como a cafeína.

>>Qual é a diferença entre farinha e amido de milho? 5 pontos a serem considerados

Combine a carne

Por incrível que pareça, a cevada também é fonte de proteína, que combinada com leguminosas complementa e fornece proteína de boa qualidade, comparável à da carne.

Ajuda ossos e coração

Caso você não saiba, a cevada é rica em fósforo, potássio e  minerais,  necessários para a boa manutenção da saúde óssea e, devido ao seu alto teor de fibra de beta –  glucanas , está associada à prevenção de doenças cardiovasculares.

>>Truques e segredos para preparar um arroz perfeito, com sabor e sem mexer

Protege o intestino

Como já mencionamos, devido ao seu alto teor de fibras solúveis de beta-glucanas, também ajuda a proteger a mucosa intestinal irritada responsável pelo efeito hipoglicemiante. Além disso, ajuda com colite, diarreia e outras infecções estomacais.

Desintoxicante

Por causa de suas propriedades, a cevada também pode ajudá-lo a eliminar toxinas que não são boas para seu corpo e pode servir como um desintoxicante muito bom.

Bom para pele e cabelo

Graças ao conteúdo de selênio na cevada, isso ajuda a proteger nossa pele dos danos causados ​​pelos radicais livres. Além disso, fornecem queratina, que também ajuda a fortalecer nossos cabelos.

>>Bolo recheado de cenoura, você nunca comeu algo assim antes!

Criação de alimentos e bebidas

E por último, uma informação que provavelmente já conhecias, mas que repetiremos caso não a tenhas levado em consideração, é utilizada para a fabricação de bebidas como cerveja, whisky e gin. Também pode ser usado para preparar vinagre, pão, sopas e mingaus.

PODE LHE INTERESSAR