O que é ácido oleico e como ele pode beneficiar nossa saúde?

O que é ácido oleico e como ele pode beneficiar nossa saúde?

Nos últimos anos tem-se falado muito sobre a importância dos ácidos graxos em nossa alimentação e na ajuda que fornecem ao nosso organismo, uma vez que fazem parte dos nutrientes que protegem vários dos processos importantes em nosso organismo, como os realizados o cérebro ou o coração, um desses nutrientes é o ácido oleico.

>>Aprenda fazer legumes em conserva em casa

O ácido oleico pertence à família de ácidos gordos ómega 9, que podem ser encontrados em vários óleos vegetais, tais como óleo de canola  ou azeite. É justamente neste último óleo que o podemos encontrar em maior medida e a sua quantidade vai depender da variedade de óleo que se consome.

Quais são os benefícios do ácido oleico?

Esse ácido é um grande aliado no cuidado do coração, pois o consumo de gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico, tem sido associado à diminuição das lipoproteínas de baixa densidade, como o colesterol “ruim”. Esse composto nos ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e para regular os níveis de triglicérides no sangue.

Também pode ajudar a reduzir a pressão arterial , diminui o risco de artrite reumatoide, reduz a resistência à insulina e promove o aumento das defesas em nosso corpo, pois beneficia o desenvolvimento de linfócitos e sua ativação.

>>Copo de chia com frutas: comece o dia com uma receita saudável e leve

Onde podemos encontrar ácido oleico

Como mencionamos acima, uma das principais fontes de ácido oleico é o azeite , cuja concentração deste ácido está entre 66% e 78% por cento, embora não seja o único óleo vegetal que o contém, também o podemos encontrar em óleo de cártamo , óleo de abacate ou óleo de canola .

Existem outros alimentos como as nozes , nos quais podemos encontrar ácido oleico em menor quantidade, são avelãs, amendoins, amêndoas, nozes e pistácios. Existem até algumas carnes que podem fornecê-lo, como frango e porco, portanto, se você deseja obter todos os benefícios , inclua esses alimentos em sua dieta.

>>Saiba o que acontece ao seu corpo se você consumir muita cafeína

PODE LHE INTERESSAR