O que causa manchas amarelas de suor?

O que causa manchas amarelas de suor?
O que causa manchas amarelas de suor? © Shutterstock

O que causa manchas amarelas de suor?

Manchas de suor amarelas feias são um problema comum e irritante. A transpiração funciona principalmente para resfriar seu corpo, pois o suor evapora da superfície da pele. Seu corpo transpira em resposta a altas temperaturas ambientes, exercícios, certos alimentos e excitação emocional ou sexual.

O suor normalmente é incolor, mas pode ficar amarelo devido à interação com bactérias ou produtos químicos na superfície da pele ou na roupa. Um distúrbio raro chamado cromidrose causa coloração de suor, que pode ser amarela, verde, azul ou outra tonalidade.

+ Problemas com carrapatos? Saiba como eliminá-los de sua casa

Por que aparecem manchas amarelas no tecido?

Quando você notar manchas amarelas de suor em uma camisa, mais frequentemente na área das axilas, você pode presumir que é devido ao suor amarelo. Mas raramente é o caso. Manchas amarelas de suor geralmente ocorrem devido a uma reação química entre o suor incolor e os produtos químicos em seu desodorante ou antitranspirante , especialmente alumínio.

A decomposição de gorduras e proteínas no suor por bactérias e fungos normalmente presentes na pele e que são transferidos para as roupas também pode contribuir para a formação de manchas amarelas de suor. As etapas que você pode seguir para reduzir o aparecimento dessas temidas manchas amarelas nas axilas são:

+ Seis maneiras de limpar utensílios domésticos para fazê-los parecer novos

  • Lave suas roupas o mais rápido possível após o uso
  • Não aplique antitranspirante ou desodorante em excesso
  • Espere o desodorante secar antes de colocar suas roupas
  • Mudar para um desodorante sem alumínio

O que é cromidrose aprócrina?

A cromidrose é uma condição rara que faz com que uma pessoa produza suor colorido. Essa condição geralmente afeta apenas as glândulas sudoríparas apócrinas, que se limitam às axilas, virilha, área dos mamilos dos seios, pálpebras e área ao redor do nariz . Essas glândulas sudoríparas não se tornam funcionais até a puberdade.

+ Aprenda como fazer um sabão desinfetante natural em casa

Com a cromidrose, o suor produzido pelas glândulas apócrinas contém um pigmento marrom-amarelado chamado lipofuscina. Pessoas com essa condição geralmente secretam um suor amarelo, mas pode ser verde, azul ou preto devido à modificação química adicional da lipofuscina. A causa da cromidrose permanece desconhecida.

O que é cromidrose écrina?

As glândulas sudoríparas écrinas ocorrem em praticamente todas as áreas da pele e tornam-se totalmente funcionais aos 2 meses de idade. Essas glândulas sudoríparas são muito mais numerosas do que as glândulas aprócrinas e produzem a maior parte da transpiração secretada pelo corpo. A cromidrose écrina é ainda mais rara do que a forma apócrina da doença. Isso geralmente é devido ao acúmulo de corantes ou outros produtos químicos pigmentados no corpo.

+ 4 benefícios para a saúde de ter um animal de estimação

A cromidrose amarela écrina pode ocorrer com doença hepática grave que resulta em níveis muito elevados da bilirrubina química de cor amarela no corpo. Assim, o medicamento fenazopiridina também pode causar descoloração amarela ou laranja da urina, lágrimas e suor.

E a pseudocromidrose?

pseudocromidrose, também conhecida como cromidrose extrínseca, refere-se à descoloração da transpiração após sua secreção pelas glândulas sudoríparas. Mas, essa condição ocorre quando o suor incolor atinge a pele e se mistura com agentes como subprodutos bacterianos, tinturas de tecidos, produtos químicos e pigmentos. Se a tinta for amarela, o suor aparecerá amarelo. O crescimento excessivo de certas bactérias na pele pode causar essa condição, embora a descoloração do suor geralmente não seja amarela.

+ 3 dicas eficazes para eliminar o cheiro de mofo das roupas

Manchas amarelas de suor em suas camisas provavelmente não indicam que você está secretando suor amarelo ou indicam um problema médico. No entanto, se notar uma descoloração amarela da pele ou do branco dos olhos, consulte o seu médico o mais rapidamente possível. Da mesma forma, consulte o seu médico se notar suor líquido amarelado ou partículas finas e amarelas nas dobras cutâneas das axilas, palmas das mãos, solas dos pés ou em outro lugar.

PODE LHE INTERESSAR