O que acontece se você consumir vitamina C em excesso

O que acontece se você consumir vitamina C em excesso
O que acontece se você consumir vitamina C em excesso. © Getty Images

O que acontece se você consumir vitamina C em excesso

A vitamina C é conhecida como um poderoso antioxidante que pode neutralizar os radicais livres prejudiciais. Mas acima de tudo, está identificado por contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico com um papel importante na proteção do organismo contra infecções seja por vírus, bactérias e outros corpos estranhos.

É uma vitamina necessária para a produção de colágeno, proteína essencial para a cicatrização de feridas, que está entrelaçada nos diferentes sistemas do corpo. Também ajuda a produzir vários hormônios e mensageiros químicos que são usados ​​no cérebro e nos nervos.

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A importância da vitamina C é tão grande que devemos garantir o consumo diário recomendado.

Quanta vitamina C você precisa por dia?

Adultos com 19 anos de idade ou mais: homens, 90 mg e mulheres, 75 mg.

Crianças de 9 a 13 anos 45mg; 4-8 anos, 25 mg; 1 a 3 anos de idade, 15 mg; Bebês de até 6 meses de idade, 40 mg e de 7 a 12 meses de idade, 50 mg.

Mulheres grávidas e lactantes, a quantidade aumenta para 85 mg e 120 mg por dia, respectivamente.

Os fumantes devem adicionar 35 mg a mais porque fumar tende a reduzir os níveis de vitamina C no corpo. De acordo com o National Institutes of Health.

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Para nos dar uma ideia desses gramas de vitamina C na comida, uma laranja média dá 70 mg, enquanto meia xícara de pimenta vermelha picada tem 95 mg.

Quanto é o máximo tolerável?

Quando você consome vitamina C por meio dos alimentos, dificilmente terá uma overdose com efeitos negativos. Se você fizer isso por meio de suplementos, o nível máximo tolerável de vitamina C que provavelmente não causará efeitos nocivos é 2.000 mg por dia.

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Os intestinos têm uma capacidade limitada de absorver a vitamina C. A absorção da vitamina C diminui para menos de 50% quando quantidades superiores a 1000 mg são tomadas, explica a Harvard School of Public Health (HSPH).

Às vezes é administrado como uma injeção na veia (intravenosa) para que grandes quantidades possam entrar diretamente na corrente sanguínea. Isso geralmente é feito sob supervisão médica.

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O que acontece se você consumir vitamina C em excesso

As megadoses de vitamina C geralmente não são tóxicas em adultos saudáveis. Uma vez que os tecidos do corpo estão saturados com vitamina C, a absorção diminui e qualquer excesso sai pela urina, de acordo com o HSPH.

No entanto, é possível que em doses superiores a 3000 mg por dia, pode ocorrer o seguinte:

Diarreia, náuseas e cólicas estomacais.

Aumento da formação de cálculos renais em pessoas com doença renal ou histórico de cálculos.

Níveis aumentados de ácido úrico (um fator de risco para gota).

Aumento da absorção e sobrecarga de ferro em pessoas com hemocromatose, uma doença hereditária que causa excesso de ferro no sangue.

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O que você deve considerar ao tomar suplementos de vitamina C?

Suplementos dietéticos de vitamina C podem interagir com tratamentos de câncer, como quimioterapia e radioterapia.

A vitamina C combinada com outros antioxidantes (como vitamina E, selênio e beta-caroteno) pode reduzir os efeitos protetores cardíacos das estatinas e uma niacina, publica o Office of Dietary Supplements.

A ingestão de grandes quantidades de vitamina C acima do recomendado não teria nenhum benefício adicional para a saúde em pessoas saudáveis ​​e bem nutridas.

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