O ácido láctico e seus maravilhosos benefícios para peles sensíveis

O ácido láctico e seus maravilhosos benefícios para peles sensíveis
O ácido láctico e seus maravilhosos benefícios para peles sensíveis. © Shutterstock

O ácido láctico e seus maravilhosos benefícios para peles sensíveis

O uso de ácido lático na pele não é algo novo nas rotinas de beleza atuais. Acredite ou não, era um segredo precioso na época dos faraós, já que Cleópatra costumava usar banhos de leite para manter sua pele radiante. Anos depois, o químico Carl Wilhelm Scheele descobriu que esse ácido era um componente do leite e com o passar do tempo começaram a investigar seus diferentes benefícios para a pele.

Hoje, o uso de ácido lático é mais comum não em banhos de leite, mas em versão concentrada e controlada em produtos para a pele. Você já experimentou? Esfoliar peles sensíveis é uma maravilha e, antes que ouse experimentar, aqui contamos quais são os seus benefícios na pele e em que cosméticos encontrá-lo!

+Conheça os 5 poderosos benefícios da framboesa para a pele

Sobre o ácido láctico

O ácido láctico é encontrado naturalmente no corpo e na fermentação do leite, da maçã e até da cana-de-açúcar. Falando em termos de pele, ela pertence à categoria dos AHAs ou alfa-hidroxiácidos. Pois é um ácido solúvel em água que esfolia as células mortas e promove a hidratação e a hidratação a nível celular.

Como a molécula de ácido láctico é grande, ela não penetra profundamente (ao contrário do ácido glicólico), então seus efeitos são superficiais e ótimos para peles sensíveis.

+Aprenda como fazer máscara de batata para a pele e seus benefícios

Benefícios do ácido láctico na pele

O ácido láctico tem três funções principais derivando muitos benefícios para o rosto:

-Esfolia as células mortas, que refina a textura do rosto, traz luminosidade e combate a hiperpigmentação.

-Estimula a produção de colágeno, assim resultando em mais firmeza, elasticidade, poros fechados e redução do aparecimento de linhas de expressão.

-Aumenta as ceramidas, que mantêm a barreira cutânea protegida e forte, atraem água e hidratam.

+Como firmar a pele do rosto com a máscara de abacate e leite

Como começar a usar ácido láctico na pele?

Se tem pele sensível, seca ou normal, diga-nos que o ácido láctico é a melhor opção para transformar o seu rosto. Os especialistas recomendam começar a usar em concentrações baixas e progressivas, uma vez por semana e à noite, para que, ao entrar em contato com o sol, não irrite ou manche a pele. Quando você se acostumar, use o máximo de ácido em dias alternados e sempre sob a supervisão de um especialista.

Produtos com ácido láctico

Embora o ácido láctico não seja muito forte, você pode começar a incluí-lo em cremes, géis ou limpadores que tenham um efeito muito suave e, em seguida, em soros e loções que penetram na pele mais rapidamente.

+Faça você mesmo esse eficaz repelente contra moscas e mosquitos

Com o que não misturar

Evite misturar ácido lático com ingredientes como vitamina C, peróxido de benzoíla, retinol e outros AHAs para que eles não esfoliem demais ou machuquem sua pele.

PODE LHE INTERESSAR