Novo coronavírus: Brasil registra aumento de casos suspeitos para 488

Novo coronavírus: Brasil registra aumento de casos suspeitos para 488
Novo coronavírus: Brasil registra aumento de casos suspeitos para 488 – Reprodução

Novo coronavírus: Brasil registra aumento de casos suspeitos para 488. O Brasil já registrou dois casos confirmados e outros 488 suspeitos do novo coronavírus, que costuma provocar sintomas parecidos ao da gripe, como febre e problemas respiratórios.

São Paulo, onde estão os dois casos confirmados, também é o estado que mais tem casos suspeitos: 130.

Assim, no Rio de Janeiro, são 62. Apenas quatro estados não registraram casos suspeitos: Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Os dados são de boletim divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

Veja também: Usar álcool gel ajuda na prevenção ao coronavírus, diz CFQ

Estados com suspeitas

Depois de São Paulo, os estados com mais casos são: Rio Grande do Sul (82), Rio de Janeiro (62), Minas Gerais (58), e Santa Catarina (43). Por região, são 255 no Sudeste, 139 no Sul, 58 no Nordeste, 31 no Centro-Oeste e cinco no Norte.

O boletim também mostra que há 240 suspeitas já descartadas. Nesses casos, os testes mostraram que as pessoas pegaram outros vírus, como os causadores da gripe, ou então deram negativo especificamente para o novo coronavírus.

No balanço de segunda-feira, eram 433 casos suspeitos, dois confirmados e 162 descartados.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou nesta terça-feira que vai incluir os Estados Unidos e mais alguns países, principalmente europeus, na lista de locais onde há transmissão local do novo coronavírus.

Na prática, isso significa que pessoas vindas desses países e que apresentarem sintomas passarão a ser consideradas casos suspeitos. A atualização deverá ser feita até esta quarta-feira.

Então, da nova lista devem constar Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Noruega, Reino Unido e Suíça. Outros poderão ser acrescentados.

Atualmente, a lista inclui 16 países, a maioria deles na Ásia, mas já com alguns europeus. Além da China e da Itália, estão na lista Alemanha, Austrália, Camboja, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Japão, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Os dois casos confirmados no Brasil até agora, por exemplo, são de pessoas que contraíram o vírus na Itália.

A epidemia teve começo na China e já matou mais de 3 mil pessoas no mundo, além de ter infectado mais de 90 mil.

Veja também:Chá de erva-doce e receitas caseiras funcionam contra o coronavírus?

Fonte: Extra Online

PODE LHE INTERESSAR