Molho Bechamel, uma receita caseira simples para acompanhar seus pratos favoritos

Molho Bechamel, uma receita caseira simples para acompanhar seus pratos favoritos
Molho Bechamel, uma receita caseira simples para acompanhar seus pratos favoritos. Foto: Shutterstock

Molho Bechamel, uma receita caseira simples para acompanhar seus pratos favoritos

O molho bechamel é considerado um “molho mãe” , pois é a base de muitos molhos e é utilizado para acompanhar vários pratos , desde croquetes de presunto serrano a canelones, massas, vegetais e carnes, incluindo peixes. Sua origem vem da culinária francesa e italiana e sua receita permanece em sua forma original.

Regularmente, o molho bechamel é preparado com leite e manteiga , e é engrossado com ingredientes como a farinha de trigo, o que lhe dá uma consistência cremosa, mas que serve para ser colocado em pratos que se pretende gratinar, embora tudo dependa do uso que se deseja dar , pois pode ser mais espesso ou mais claro.

>>Martini de chocolate e creme, o coquetel perfeito para brindar o Ano Novo

Existem várias variantes para prepará-lo , mas em geral pode ser mais ou menos espesso, de forma que quando for feito para cobrir guisados ​​como canelones, lasanhas ou espinafre, use um molho bechamel mais leve, enquanto se quiser preparar croquetes ou assados usa- se um mais grosso, também muito típico da cozinha de Natal na Espanha .

Molho bechamel

Ingredientes:

  • 50 gramas de manteiga
  • 50 gramas de farinha de trigo
  • 600 mL de leite integral
  • Noz-moscada
  • Sal

>>Porque comer lentilhas no ano novo? Conheça o significado desse antigo ritual

Leve uma panela ao fogo médio-baixo e acrescente a manteiga , mexa para que derreta e assim que começar a derreter acrescente a farinha, mexendo aos poucos até formar uma pasta.

Por estarem bem integrados, sem retirar do lume vá acrescentando o leite aos poucos mexendo, de preferência use um batedor de balão para dissolver bem , verá que começam a formar-se grumos, neste caso pode desfazer-se com uma colher de pau.

A fórmula para que o molho não fique granuloso é bater constantemente com movimentos circulares e adicionar o leite aos poucos. No entanto, se o molho ficar granulado, pode-se transferir a mistura para o liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea, depois voltar à frigideira quente e continuar mexendo.

>>Como consumir espinafre? Receitas fáceis e baratas para preparar este vegetal

Assim que terminar de incorporar todo o leite, acrescente uma pitada de noz-moscada e sal a gosto , continue mexendo em círculos ou oito. Se você está procurando uma consistência mais grossa, mexa mais para que o líquido evapore e comecem a aparecer bolhas. Se você quiser mais fino, pode adicionar um pouco de leite ou esperar menos tempo no fogo.

PODE LHE INTERESSAR