Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas que você deve saber

Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas que você deve saber
Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas que você deve saber. Foto: Shutterstock

Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas que você deve saber

O micro-ondas é um dos utensílios de cozinha que tem facilitado a vida em muitos aspectos, uma vez que desde a sua chegada às nossas casas os preparativos já não são os mesmos. Prepare pipoca, aqueça café ou chá, e até faça sobremesas com rapidez e facilidade, este aparelho tornou-se uma parte indispensável da cozinha e das receitas mais fáceis que possamos imaginar.

Embora o micro-ondas seja um utensílio indispensável, também surgiram alguns mitos sobre a sua utilização, pelo que em algumas ocasiões preferimos utilizar os métodos tradicionais de cozedura, antes de o utilizar repetidamente. ‘Seu uso causa câncer’, ‘as refeições preparadas no micro-ondas são perigosas’, ‘destrói os nutrientes dos alimentos’, são algumas das crenças que se desenvolveram sobre o uso desse aparelho.

>>Se você tem problemas de colesterol alto, esses são os alimentos a evitar

Mitos e verdades de micro-ondas

Mito

Um dos principais mitos que se desenvolveram sobre seu uso é que, se usado constantemente, pode causar diversos danos à saúde, porém, este não é o caso. Portanto, da próxima vez que você quiser aquecer sua comida ou fazer pipoca, poderá fazê-lo sem preocupações.

Verdade

Sobre a utilização do micro-ondas, diversos testes e estudos têm sido realizados para garantir seu uso sem causar danos, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a Agência Federal de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, por seu (sigla em inglês), têm falado a favor da segurança destes, desde que sejam usados ​​corretamente e em bom estado.

>>Fazer tarefas domésticas ajuda a manter o cérebro jovem, revela estudo

Mito

Durante anos, foi apontado que o uso do micro-ondas para aquecer alimentos ou bebidas pode danificar sua composição e até deixá-los “radiados”, mas não é o caso.

Verdade

Até o momento não há estudos científicos que sustentem que o uso de micro-ondas deixa radiação nos alimentos, visto que o progresso científico avança constantemente que tem sido possível minimizar os riscos durante o seu uso, bem como identificar potenciais riscos e corrigi-los.

Mito

‘Mata os nutrientes’, é uma das frases mais comuns que ouvimos sobre o uso do micro-ondas na nossa alimentação, mas na realidade esse é um boato que continua até hoje.

Verdade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos cozidos totalmente no forno de micro-ondas são tão seguros quanto qualquer alimento que seja cozinhado regularmente e mantém seu valor nutricional intacto, para que você possa cozinhar com confiança.

>>3 receitas fáceis que você pode fazer com o delicioso creme de avelã

Mito

A incorporação desta tecnologia no nosso dia-a-dia anda de mãos dadas com os recipientes de plástico que servem de suporte para aquecer os alimentos, visto que o impacto que ambos têm na nossa saúde ainda está em debate.

Verdade

Se utilizar o micro-ondas de forma adequada, respeitando as instruções do fabricante, como ocorreria com qualquer outro aparelho, bem como os recipientes próprios para uso no interior deste aparelho, não há motivos para se preocupar, para que possa continuar a cozinhar sem problemas.

PODE LHE INTERESSAR