Mito ou Verdade: Entenda o que é válido para o crescimento capilar

Mito ou Verdade: Entenda o que é válido para o crescimento capilar
Mito ou Verdade: Entenda o que é válido para o crescimento capilar – Reprodução

Mito ou Verdade: Entenda o que é válido para o crescimento capilar. O crescimento capilar está muitas vezes rodeado de mitos e lendas que ouvimos desde pequenas. Afinal, algum elemento natural pode fazer o cabelo crescer mais rápido? Cortar as pontinhas realmente funciona? São tantas perguntas que é fácil se perder.

Pensando justamente nessas questões importantes, nós trouxemos os mitos e verdades acerca desse assunto, todos desvendados por uma especialista, a dermatologista capilar Andreia de Almeida. Vamos lá?

Veja também: Dieta cresce cabelo: Contém todos os nutrientes necessárias aos fios

É possível acelerar o crescimento capilar

Verdade: a nossa saúde e a saúde do nosso couro cabeludo são fatores fundamentais para o crescimento capilar. Para acelerar o crescimento e ainda fazer com que o cabelo cresça mais forte é indicado cuidar do corpo, ingerir suplementos.

Fazer uma alimentação balanceada, massagear o couro cabeludo, tomar cuidado com químicas em excesso, lavar o cabelo com água morna ou fria e sempre tomar cuidado com rabos de cavalo e coques altos, pois estes podem contribuir para a quebra e a fragilização dos fios.

Alimentos afetam o crescimento capilar

Verdade: o cabelo também funciona como um espelho da nossa saúde. Se estamos sem os nutrientes necessários, nos alimentando mau e bebendo pouca água, ele vai sentir.

Não é a toa que algumas mulheres sentem alguma diferença no crescimento do cabelo após adotarem uma alimentação balanceada. Por isso é sempre indicado comer de forma saudável e beber muita água.

Massagem capilar faz o cabelo crescer mais rápido

Verdade: a massagem capilar, feita no couro cabeludo, auxilia na circulação e na eliminação de toxinas, fazendo com que a área seja estimulada.

Isso faz com que a raiz fique mais forte e o cabelo cresça mais rápido e mais saudável, além de oferecer um profundo relaxamento.

Veja também: Detox Capilar: O método de limpeza dos fios que acelera o crescimento

Minoxidil faz o cabelo crescer mais rápido

Verdade: o Minoxidil é um medicamento utilizado como tônico capilar e que possui a função vasodilatadora. Por isso, ele é muito indicado em casos de calvície e ajuda o cabelo a crescer mais rápido. Mas é bom não esquecer que é um medicamento e que deve ser utilizado apenas com acompanhamento médico.

Receitas caseiras podem acelerar o crescimento capilar

Verdade: alguns elementos caseiros são ricos em componentes que ajudam na vascularização do couro cabeludo, como zinco, cobre e cafeína. Portanto, vale a pena investir em algumas hidratações caseiras nesse caso.

Químicas podem interferir no crescimento capilar

Verdade: além de causar enfraquecimento dos fios, emborrachamento, ressecamento e quebra, uma carga muito grande de químicas no cabelo pode também afetar o couro cabeludo, enfraquecendo a fibra capilar. Assim, isso pode fazer com que os fios demorem mais a crescer.

Babosa faz o cabelo crescer mais rápido

Mito: ainda não há nenhuma comprovação científica de que a babosa altera o tempo de crescimento dos fios. Apesar disso, ela é indicada na hidratação, possuindo componentes que podem deixar seu cabelo mais forte. Porém, ainda não é indicado passar a babosa no couro cabeludo, somente no comprimento e nas pontas.

Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido

Mito: O cabelo começa a crescer da raiz, dessa forma, cortar as pontas não influencia no crescimento. O que pode acontecer é uma melhora no aspecto do cabelo caso as suas pontas estejam danificadas. Cortando essas pontinhas indesejáveis você elimina apenas a parte danificada.

Então, agora que você já sabe como funciona o crescimento capilar, melhorar sua alimentação e cuidar do seu corpo são medidas super importantes para um cabelo forte e saudável com um crescimento rápido!

Veja também: Saiba como recuperar de uma vez os cabelos fracos e quebrados

Dicas de Mulher

PODE LHE INTERESSAR