Ministério lança novo curso gratuito no Portal Capacitação Cidadania

Ministério lança novo curso gratuito no Portal Capacitação Cidadania
Ministério lança novo curso gratuito no Portal Capacitação Cidadania – Foto: Yanalya / Freepik

Ministério lança novo curso gratuito no Portal Capacitação Cidadania.

O Ministério da Cidadania lançou neste mês um novo curso no Portal Capacitação Cidadania. Com o tema “Planejamento e Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Primeira Infância”, a qualificação foi elaborada pelo Departamento de Formação e Disseminação (DFD) da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), e pelo Departamento de Atenção à Primeira Infância (DAPI) da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio de uma chamada pública do CNPq.

>>Secretaria prorroga inscrições para 44 cursos online de qualificação

Oferecido na modalidade a distância e com linguagem autoinstrucional (sem tutoria), o curso é destinado a formuladores e implementadores de políticas voltadas para a primeira infância, mas aberto a qualquer pessoa interessada no assunto. São 40 horas de aulas, com o objetivo de contribuir para a formação e qualificação dos gestores públicos, aprimorando conhecimentos sobre o cuidado das crianças de 0 a 6 anos e o desenvolvimento da Primeira Infância.

A capacitação será dividida em seis módulos, com os seguintes temas: Concepções de criança e de infância; A Primeira Infância na agenda mundial; Condições de desenvolvimento pleno das crianças; A importância do investimento na Primeira Infância; Políticas públicas para o desenvolvimento da Primeira Infância; e Plano Municipal da Primeira Infância.

>>Cursos do SENAI oferecem 23 mil vagas gratuitas e pagas no Brasil

As inscrições podem ser realizadas até 20 de junho, e o curso deverá ser finalizado até o dia 30 do mesmo mês para emissão do certificado. Também estão disponíveis outras formações na plataforma sobre a mesma temática: Curso Básico do PCF; A Promoção do Desenvolvimento Infantil e o PCF; Programa Criança Feliz – Conhecendo a Família e a Comunidade; Criança Feliz – Planejamento de ações; e Criança Feliz – Dialogando com as famílias. Ao todo, são 34 cursos no Portal EaD do Ministério da Cidadania, e diversos tutoriais em temas como Primeira Infância, Assistência Social, Programa Bolsa Família, Assistência Social, entre outros.

Como participar?

Para acessar o curso, basta entrar no Portal Capacitação Cidadania e realizar o cadastro completo. Se for o primeiro acesso, clique em “Novo usuário” e preencha os dados solicitados. Em seguida, entre com o CPF e a senha. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), clique sobre “Cursos” e na formação para a qual deseja se inscrever. Confirme e é só começar.

>>Concursos abrem novas vagas de emprego; salários de até R$ 15 mil

Para receber o certificado, o (a) participante deverá realizar o Teste Final, com desempenho mínimo de 60%, e a Avaliação de Reação. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do portal, acesse a opção “Perguntas Frequentes”.

Se tiver dificuldades de acesso, entre em contato pelo e-mail [email protected]. Novas turmas para todos os cursos disponíveis são abertas a cada dois meses, em janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. Outras capacitações podem ser lançadas a qualquer momento.

PODE LHE INTERESSAR