Ministério confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

Ministério confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac
Ministério confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac. ADRIANA TOFFETTI/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministério confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a opção de compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Em vídeo divulgado pela assessoria do ministério, o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, comunicou o posicionamento e declarou que haverá esforços para agilizar o registro definitivo do imunizante.

>>Estudo constata infecção simultânea por duas linhagens do coronavírus

“Estamos solicitando o cronograma à Fundação Butantan para podermos celebrar o contrato já na semana que vem. E também solicitando a antecipação do registro junto à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para iniciarmos a vacinação em massa da população brasileira”, disse.

No contrato entre o ministério e o Instituto Butantan, por meio de sua fundação, a pasta havia adquirido um lote inicial de 46 milhões, com possibilidade de compra das mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões ainda neste ano.

>>Curso gratuito sobre o Programa Criança Feliz é lançado; veja como se inscrever

O ministério teria até maio para comunicar a opção de compra, mas nos últimos dias, o Instituto Butantan oficiou o ministério solicitando que o posicionamento fosse dado logo de modo a permitir um melhor planejamento da fabricação de imunizantes pelo órgão.

>>FNDE transfere R$ 366,3 milhões para a alimentação escolar

PODE LHE INTERESSAR