Meus cachos: Dez truques essenciais para definir e manter os cachos lindos

Meus cachos: Dez truques essenciais para definir e manter os cachos lindos
Meus cachos: Dez truques essenciais para definir e manter os cachos lindos – Reprodução

Meus cachos: Dez truques essenciais para definir e manter os cachos lindos. Quando uma mulher decide assumir seus cachos não está apostando apenas em uma tendência, mas em um novo estilo de vida.

Graças a sua forma em espiral, essas madeixas acabam exigindo um pouco mais de cuidados e de tempo diário para se manterem bonitas e definidas. Está passando por esse processo e ainda não sabe exatamente como cuidar dos fios enrolados?

1) EVITE USAR PENTES

Quando entram em contato com o cabelo, os pentes, principalmente se forem de plástico, criam uma corrente estática que aumenta o frizz – problema comum em fios cacheados. A melhor opção é sempre desembaraçar as madeixas com os dedos durante o banho, o que também ajuda para uma melhor definição das mesmas.

2) SE PUDER, SUBSTITUA AS TOALHAS NA SECAGEM DOS FIOS

Ao esfregar o cabelo na toalha, a fricção criada pode quebrar a fibra capilar e aumentar o frizz. Para evitar que isso aconteça, troque o tecido por toalhas de papel ou malha.

3) PROCURE APARAR AS PONTAS A CADA 2 MESES

Principalmente nos cabelo cacheados, após 60 dias desde o último corte, é possível notar que os fios começam a ficar irregulares e as pontas desenvolvem um aspecto ressecado. Por isso, não espere muito tempo entre suas idas ao salão para aparar as extremidades, pois esse pequeno hábito ajuda a manter suas madeixas mais bonitas e saudáveis.

4) EVITE PRODUTOS COM SUBSTÂNCIAS QUE RESSEQUEM A FIBRA CAPILAR

Como você provavelmente já sabe, cabelos cacheados são naturalmente mais secos, devido a sua forma em espiral, que dificulta a chegada da oleosidade da raiz até comprimento e pontas.

Na hora de escolher os produtos de manutenção, como shampoo e condicionador, evite aqueles que possuam sulfatos, silicones e petrolatos (derivados do petróleo) em suas fórmulas. Essas substâncias retiram a oleosidade natural da fibra capilar e impedem que essa absorva os nutrientes das hidratações.

5) TOME ALGUNS CUIDADOS AO UTILIZAR O SECADOR

Na hora de secar os fios, evite as temperaturas muitos altas, que agridem ainda mais a fibra capilar que, no caso de cabelos cacheados, já é mais frágil por natureza. Se a intensão for deixar as ondas definidas, aposte no difusor, melhor opção para esses casos.

6) INVISTA EM TRATAMENTOS PRÉ E PÓS PROCESSOS QUÍMICOS

Querer mudar a cor do cabelo ou fazer mechas é normal, no entanto, esses procedimentos acabam danificando a fibra capilar, principalmente quando falamos de cachos. Para minimizar esses danos, invista em tratamentos antes e depois da mudança, primeiro para prevenir e depois para manter a saúde e estrutura das fibras.

7) FAÇA DOS FINALIZADORES OS SEUS MELHORES AMIGOS

No dia a dia use e abuse de cremes para pentear, leave-ins ou mousses. Aplique o produto escolhido apenas no comprimento e pontas, e só enquanto os fios estiverem úmidos, usando as mãos para amassar os cachos de baixo para cima.

8) DEIXE OS CACHOS QUIETOS DEPOIS QUE ESTIVEREM SECOS

A hora correta para estilizar seu cabelo é enquanto ele ainda está molhado ou úmido. Quando seus cachos estiverem completamente secos, evite pentear e até mesmo ficar passando a mão, já que esse hábito faz com que percam sua forma e fiquem sem brilho.

9) UTILIZE SHAMPOOS COM AGENTES DE LIMPEZA MAIS LEVES

Como madeixas cacheadas possuem um grau de ressecamento maior, não precisam dos agentes presentes no shampoos desenvolvidos para todos os tipos de cabelo. “A utilização de substâncias mais suaves na hora da higienização retira o excesso de sebo de forma menos agressiva, diferentemente do que acontece com os produtos normais”, afirmou Bruno Galhardo , ID Artist L’Oréal Professionnel.

10) REALIZE HIDRATAÇÕES PERIÓDICAS

Manter os cachos sempre hidratados é essencial e, para isso, uma boa dica é trocar o condicionador pela máscara hidratante em uma a cada três lavagens. Além disso, vá ao salão uma vez ao mês para realizar tratamentos mais profundos junto ao hairstylist de sua confiança.

PODE LHE INTERESSAR