Meu INSS: como fazer reagendamento de perícias de forma prática, segura e sem sair de casa

Meu INSS: com perícia presencial suspensa, segurados devem utilizar app
Meu INSS: com perícia presencial suspensa, segurados devem utilizar app – Reprodução

O módulo para reagendamento de perícias médicas na plataforma ‘Meu INSS’ – desenvolvida pela Dataprev, foi disponibilizado com objetivo de levar facilidade e mais comodidade aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para utilizar o serviço no celular é necessário atualizar o aplicativo para a nova versão disponível nas plataformas mobile (iOS e Android).

>>Principais motivos que levam o INSS a negar o auxílio-doença

As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente nas agências do INSS em todo País. Importante reforçar que só serão atendidos segurados com agendamento feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

A realização de perícia é necessária para a concessão de vários benefícios como: Auxílio-doença, Aposentadoria por Invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

INSS pode adiantar auxílio-doença de 1 salário mínimo

Como fazer o agendamento?

O agendamento pode ser realizado pelo segurado por meio de três canais: site ‘Meu INSS’; aplicativo de celular ‘Meu INSS’ e pela Central telefônica 135.

>>Covid-19 pode gerar benefícios previdenciários do INSS; saiba quais são

1- Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’;

2- Efetue o login na plataforma;

3- Clique em ‘Agendar Perícia’

4- Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; e “Remarcar perícia” (reagendamento);

5- Siga os próximos passos e finalize o agendamento

O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’:

                         

Antecipações

Mesmo com a volta da perícia nas agências, ainda é possível pedir antecipação do auxílio-doença ao INSS, de forma remota, até 31 de outubro. Neste caso o segurado deve anexar um atestado médico junto ao requerimento, feito, exclusivamente, pelo “Meu INSS”. Saiba como pedir antecipação.

>INSS pode adiantar auxílio-doença de 1 salário mínimo

>>INSS corre para zerar fila por benefícios; entenda

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR