MEC revela quando abrirá inscrições para bolsas remanescentes do ProUni

MEC revela quando abrirá inscrições para bolsas remanescentes do ProUni
MEC revela quando abrirá inscrições para bolsas remanescentes do ProUni

MEC revela quando abrirá inscrições para bolsas remanescentes do ProUni.

O Ministério da Educação abrirá, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para a ocupação de bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

>>INSS, PIS/Pasep e BPC: Entenda o que muda com salário mínimo de R$ 1.100

A inscrição será realizada, exclusivamente pela internet, na página do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br/ até as 23h59 do dia 04 de maio.

As bolsas remanescentes ofertadas são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021. O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.

Pela primeira vez, a classificação dos candidatos para ocupação das bolsas remanescentes será feita por ordem de melhor desempenho obtido em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorridas nos últimos dez anos. Ou seja, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário da conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet, independente do motivo que fosse.

>>Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

Outra novidade desta edição é que os estudantes que fizeram o Enem de 2020 poderão se inscrever para disputar uma das bolsas remanescentes ofertadas. Também poderão se inscrever os estudantes que fizeram qualquer uma das edições do Enem, a partir de 2010. O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é para que os candidatos tenham obtido 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação.

Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

>>Coronavírus: Brasil registra 72 mil casos e 2,6 mil mortes em 24h

Após o resultado, que está previsto para ser divulgado no da 7 de maio, na página do Prouni, quem for classificado deve ficar atento ao prazo para entregar, na instituição de ensino para a qual for classificado, a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de 10 a 13 de maio.

A documentação pode ser encaminhada para a instituição de ensino por meio eletrônico, caso seja disponibilizado pela instituição. Caso contrário, o candidato classificado deve comparecer de forma presencial na instituição para apresentar a documentação exigida.

>>Aprenda passo a passo como obter o Seguro-Desemprego

Cronograma

  • Dias 3 e 4 de maio – Período de inscrição;
  • Dia 7 de maio – Resultado;
  • De 10 a 13 de maio – Entrega da documentação que comprove as informações declaradas na inscrição.

PODE LHE INTERESSAR