MEC lança novo painel sobre acompanhamento da pandemia

MEC lança novo painel sobre acompanhamento da pandemia
MEC lança novo painel sobre acompanhamento da pandemia

MEC lança novo painel sobre acompanhamento da pandemia.

Nesta quarta-feira (05/05), o Ministério da Educação (MEC) lançou o novo Painel Coronavírus de Monitoramento, e o Relatório de Ações em Resposta à Pandemia. O evento contou com a participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; o Secretário Executivo, Victor Godoy; o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas; e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau.

>>Vale recebe currículos em 200 vagas de emprego disponíveis

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, afirmou durante o evento que o compromisso do MEC é apoiar ações para que todos os alunos tenham acesso às escolas, universidades e institutos federais reabertos. “Estamos criando condições para uma nova realidade, um misto de aulas presenciais e remotas, que é o ensino híbrido”, disse o Ministro.

O Painel Coronavírus de Monitoramento foi desenvolvido pelo MEC sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), e contou também com a colaboração da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

>>Comissão discute pagamento do Auxílio Emergencial em 2021

A ferramenta fornece dados em forma de mapas e diagramas interativos e responsivos, com o objetivo de manter os cidadãos, gestores educacionais, discentes e docentes informados, com transparência e praticidade, bem como auxiliar no processo de tomada de decisão.

“O Ministério da Educação reafirma o seu compromisso de continuar trabalhando para a superação dos desafios atuais e históricos da educação brasileira, em articulação com todos os atores”, afirma Milton Ribeiro.

>>Pfizer vai pedir liberação da vacina para crianças de 2 a 11 anos nos EUA

Relatório das Ações do MEC em Resposta à Pandemia

Além do painel, foi lançado também o Relatório das Ações do MEC em Resposta à Pandemia, que pontua todas as ações das Secretarias do MEC e de suas vinculadas durante o ano de 2020. O extenso relatório conta ainda com ações previstas para o ano de 2021. O objetivo do relatório é levar à sociedade conhecimento acerca das ações empreendidas pelo MEC em resposta à pandemia da Covid-19 para mitigar seus efeitos no sistema educacional brasileiro.

>>Imposto de Renda: Equipe econômica pede que Bolsonaro vete prorrogação de entrega

Desde o início da pandemia, o MEC tem se empenhado em promover medidas efetivas e tempestivas, muitas vezes urgentes, visando reduzir as perdas decorrentes da suspensão das aulas presenciais e das dificuldades estruturais dos sistemas de ensino diante dessa nova realidade. O relatório, portanto, apresenta um compilado de informações acerca das ações e programas instituídos por cada uma das Secretarias do MEC e de suas entidades vinculadas.

PODE LHE INTERESSAR