Manteiga de cacau: Benefícios para a pele e cabelo que você não conhece

Manteiga de cacau: Benefícios para a pele e cabelo que você não conhece
Manteiga de cacau: Benefícios para a pele e cabelo que você não conhece – Shutterstok

Manteiga de cacau: Benefícios para a pele e cabelo que você não conhece. A manteiga de cacau é uma gordura extraída da semente de cacau, sendo um ingrediente muito conhecido na culinária, pois é usado para produção de vários alimentos. Mas você sabia que também pode ser usada na pele e no cabelo?

Veja também: Argila verde: como preparar e seus benefícios para pele e cabelo

Benefícios da manteiga de cacau

O ingrediente possui ação terapêutica e hidratante. “É rica em ácidos graxos vegetais, é antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e emoliente”, ressalta a dermatologista Michelle Haikal. Entenda como ela age em cada parte do corpo:

Lábios: Sua potente ação hidratante é ideal para lábios ressecados e feridos – quando ficam saindo aquelas pelinhas -, pois é capaz de restaurar e regenerar a pele fina dos lábios.

Pele: A manteiga pode ser usada como hidratante no rosto e corpo, principalmente para peles sensíveis.“Sua ação antioxidante auxilia no combate ao envelhecimento”, explica a dermatologista.

Segundo Michelle Haikal, outra forma de usá-la é após a depilação ou uso de barbeadores, além de atuar em picadas de insetos (diminuindo a coceira e ardor), calos e cutículas (amolecendo-as). Também pode ser usada na prevenção de rachaduras nos pés.

Cabelos: A manteiga de cacau é muito usada na composição de condicionadores e xampus. “Por ser rica em rica óleo oléico, linoléico, esteárico e palmítico, vitaminas (sobretudo A, C e E), minerais e antioxidantes, é excelente para hidratar e proteger os fios mais ressecados”, explica a dermatologista.

Também é muito indicada para trazer maciez e diminuir o frizz de cabelos ressecados. Já nas sobrancelhas, pode usá-la para pentear e alinhar os fios, além de hidratá-los.

Onde comprar

No momento de comprar o ingrediente, prefira a manteiga de cacau orgânica, garantindo que ela não esteja misturada com outra substância. É possível encontrá-la em armazéns cerealistas e lojas de produtos naturais.

Veja também: Água de Batata: como usar mistura para fazer o cabelo crescer e receita

Fonte: Minha Vida

PODE LHE INTERESSAR