Mandioca: poderosa aliada contra doenças cardíacas, câncer e catarata

Mandioca: poderosa aliada contra doenças cardíacas, câncer e catarata
Mandioca: poderosa aliada contra doenças cardíacas, câncer e catarata. Foto: Pixabay

Mandioca: poderosa aliada contra doenças cardíacas, câncer e catarata

A mandioca é um tubérculo amiláceo de casca marrom e polpa esbranquiçada ou branca, dependendo da variedade e do local onde é produzido. Ele contém quantidades extraordinárias de ferro, bem como a vitamina C necessária para o seu corpo absorver esse nutriente.

Este tubérculo também é uma boa fonte de magnésio, necessário para proteger os ossos, o coração e as artérias, e também é ideal para controlar a pressão arterial.

Fonte de ferro

Este mineral é essencial para que as células do corpo recebam o oxigênio de que precisam. Os homens raramente têm problemas para suprir suas necessidades de ferro por meio da dieta, o que não é o caso das mulheres em idade fértil, pois perdem muito desse mineral devido à menstruação.

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Um baixo índice de ferro se manifesta como cansaço e exaustão. Se esse estado for prolongado, pode levar à anemia devido à insuficiência desse elemento.

Hoje, muitas pessoas optam por reduzir ou eliminar o consumo de carne; o que pode ser um problema, uma vez que este mineral é facilmente obtido a partir deles.

Os vegetais apresentam dois problemas quando se trata de ferro: primeiro, eles não contêm muito; Em segundo lugar, o tipo de ferro que eles oferecem (um composto de ferro que não contém heme) não é facilmente absorvido pelo corpo, a menos que a vitamina C seja consumida ao mesmo tempo.

A boa notícia é que há exceções, como a mandioca, que é uma verdadeira mina de ferro, dizem os especialistas.

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Meia xícara de mandioca cozida contém mais de 2 miligramas de ferro; uma quantidade igual a 13% da Dieta Recomendada (ou RDA) para mulheres; ou 20% da RDA para homens. Além disso, contém grandes quantidades de vitamina C – quase 21 miligramas-; ou seja, 35% da dose diária recomendada. Dessa forma, o corpo absorve o ferro com muito mais facilidade.

Mais benefícios da mandioca

Além da vitamina C da mandioca, que ajuda o corpo a aproveitar as vantagens do ferro, ela tem se mostrado um nutriente muito poderoso na prevenção de doenças cardíacas, câncer e algumas condições que aparecem com a idade, como catarata. Além disso, a vitamina C ajuda o corpo a produzir colágeno, a substância que mantém a elasticidade da pele. Da mesma forma, está comprovado que reduz a duração e a intensidade dos resfriados, bem como de outras infecções virais.

O poder curativo da mandioca não se esgota com as vitaminas que contém, e é o que atestam os habitantes de algumas regiões amazônicas, em que um cataplasma (gesso) de mandioca é preparado para tratar resfriados, febre e aliviar dores musculares. Eles também tratam a infertilidade feminina com um banho de mandioca.

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Como usamos a mandioca na cozinha?

Preparar a mandioca é tão fácil quanto cozinhar batatas:

Para descascar a mandioca, primeiro corte-a em pedaços de 5 a 7,5 cm. Com uma faca, faça um corte na pele através das duas camadas da pele e, em seguida, separe um pedaço de pele, sem cortá-lo, com a lâmina da faca. Pegue o pedaço de pele solto com os dedos e puxe para soltá-lo.

Corte cada pedaço ao meio no sentido do comprimento e remova a fibra dura do centro.
Coloque os pedaços de mandioca em uma panela funda e cubra com água fria. Leve para ferver e, em seguida, reduza o fogo para manter uma fervura uniforme e estável.

Após 20 minutos, veja se a mandioca está cozida. Para fazer isso, insira uma faca fina e afiada na raiz. Se penetrar facilmente, a peça está pronta (nem todos os pedaços são cozidos ao mesmo tempo, por isso é melhor verificar um a um). Escorra e sirva como uma batata: grossa, amassada ou guarnecida com seu molho favorito.

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