Manchas no rosto: alterações que pioram com o sol e que podem ser eliminadas

Manchas no rosto: alterações que pioram com o sol e que podem ser eliminadas
Manchas no rosto: alterações que pioram com o sol e que podem ser eliminadas. Reprodução

Manchas no rosto: alterações que pioram com o sol e que podem ser eliminadas

Uma pele uniforme em termos de cor e textura é o objetivo de muitas pessoas e nas tarefas mais difíceis – para não dizer impossível – se não houver proteção solar adequada.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, alguns minutos de exposição direta ao sol ajudam a sintetizar a vitamina D no corpo. Porém, ressalta-se que devemos limitar o tempo e usar proteção solar, pois embora o banho de sol conforte o corpo e a alma, mais em tempos de confinamento nada em excesso é bom e a exposição ao sol menos ainda.

A exposição excessiva ao sol afeta o aparecimento de manchas no rosto e, no caso das que surgem por outras causas, pode agravá-las.

+Rejuvenescer a pele e ganhar imunidade com água de magnésio

Isso acontece porque quando estamos muito tempo expostos ao sol geramos uma quantidade maior de melanina, substância responsável por nos proteger dos raios ultravioleta, e se esse excesso não se distribuir de maneira uniforme, se acumula e forma manchas feias.

A Dra. Susana Misticone, especialista em dermatologia cosmética e a laser, explica que existem diferentes tipos de manchas escuras. “As mais frequentes são as sardas e lentigos solares, que são produzidos pela exposição ao sol e também aparecem no decote e nas mãos. Melasma, manchas que ocorrem com mais frequência no rosto da mulher e que também pioram com o sol, são causadas por fatores hormonais e pela gravidez; e depois os nevo ou manchas que são muito variados e que devem ser sempre avaliados por especialistas quanto ao risco de se transformar em câncer de pele melanoma ”.

+Descubra 20 remédios naturais para problemas comuns de saúde

Especificamente, os lentigos são causados ​​pelo sol e, como as sardas, ficam mais perceptíveis com a exposição prolongada, acrescenta o médico que garante que a melhor forma de prevenir o aparecimento de manchas na pele é a proteção solar correta.

Já o MedlinePlus, publicação da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, especifica que mesmo a exposição ao sol. Durante a ingestão de alguns medicamentos, pode causar hiperpigmentação e, conseqüentemente, manchas ou alterações no tom da pele.

No entanto, em geral, essas alterações são estéticas e não afetam a saúde física, embora seja sempre aconselhável consultar um especialista.

+Como preparar água de abacate: refresca, hidrata e fornece nutrientes

É possível removê-los

O médico Misticone explica que todos os tipos e tons de pele podem apresentar manchas, mas quanto mais escura a pele menos perceptível. A boa notícia é que podem ser removidos com técnicas como peelings, lasers, medicamentos despigmentantes e até mesmo técnicas cirúrgicas.

Com relação aos remédios caseiros, ele garante que não são tão eficazes quanto os tratamentos desenvolvidos profissionalmente. É assim que ele menciona medicamentos específicos como ácido azelaico, ácido tranexâmico, vitamina C e hidroquinona. Mas em todos os casos, o especialista recomenda consultar um dermatologista.

+Creme de cabelo caseiro ultra-hidratante para definir seus cachos

No entanto, a crença popular identifica alguns ingredientes naturais que podem ser úteis na remoção de manchas na pele. O mais popular é, sem dúvida, a concha de madrepérola, um remédio milenar que também tem sido utilizado para eliminar cicatrizes e minimizar rugas. É usado com limão, glicerina, mas acima de tudo está presente em muitos medicamentos naturopáticos.

Outro remédio caseiro é um tônico de vinagre de cidra de maçã que, aplicado com uma bola de algodão, fecha os poros e clareia a pele. Recomenda-se deixar por cerca de 15 minutos e enxaguar abundantemente com água fria.

+Como remover a caspa com ingredientes naturais

O site especializado Le Beaute, do México, também recomenda uma máscara tradicional em rituais de beleza coreanos com propriedades rejuvenescedoras, que suaviza e remove manchas. Trata-se da mistura de 3 colheres de sopa de arroz natural cozido, 1 colher de sopa de mel e outra de leite. É aplicado no rosto, pescoço e mãos e deixa-se agir por 15 minutos, para depois enxaguar com a água onde o arroz foi cozido.

Aloe vera, aplicado diretamente no rosto e deixando durante a noite; pepino, água de rosas, vitamina E. São todos ingredientes nutrientes, com propriedades calmantes e suavizantes que, em qualquer caso, proporcionarão a você o bem-estar emocional de cuidar e mimar-se, mas devemos prevenir danos maiores. Mas consulte seu médico e encurte o caminho com tratamentos seguros e eficientes.

PODE LHE INTERESSAR