Macarons: Confira 4 receitas deliciosas e dicas para deixá-los perfeitos

Macarons: Confira 4 receitas deliciosas e dicas para deixá-los perfeitos
Macarons: Confira 4 receitas deliciosas e dicas para deixá-los perfeitos – reprodução

Macarons: Confira 4 receitas deliciosas e dicas para deixá-los perfeitos. Que tal trazer um pouquinho da França para a sua casa? Não precisa nem de passaporte: vamos viajar através da culinária! Hoje é dia de saber mais sobre macaron.

Para quem não conhece, trata-se de um biscoitinho francês bem delicado e de uma leveza impressionante. Ele é lindinho e pode ter várias cores, mas não vá achando que é supersimples de fazer.

Veja também: Sonho: Aprenda 5 receitas diferentes, deliciosas e fáceis desse doce

O preparo do macaron exige alguns cuidados. Uma coisa que você precisa observar, por exemplo, é o ponto do merengue que precisa estar bem firme. Também é preciso prestar atenção na quantidade de corante utilizada. Se passar do necessário, a massa pode ficar úmida demais.

Então, pode ser que os seus primeiros macarons não fiquem exatamente perfeitos. Faz parte. O que podemos dizer é que o esforço vale a pena. Afinal, quanto maior a desafio, maior a recompensa! Confira as sugestões de receitas de macarons abaixo, escolha a sua favorita e arrisque-se hoje mesmo!

Macaron de Nutella (Creme de Avelã)

Um truque para um macaron de sucesso é garantir que a farinha de amêndoas esteja bem fininha. Assim, se você já comprou ela pronta, passe no processador antes de começar a receita. Quando o assunto é gastronomia francesa, precisão é importante.

Veja também: Aprenda cinco deliciosas receitas diferentes de biscoito de leite ninho

Macaron de Limão Siliciano

Se o clima estiver úmido, a temperatura do forno deve ser menor. Desse modo, o recheio do macaron é a parte mais simples de fazer. Já para a massa, siga atentamente as instruções para evitar erros.

Macaron de doce de leite ou ganache de chocolate

Na hora de fazer os macarons, vale incrementar com o recheio que for da sua preferência. Então, quem sabe um toque de doce de leite ou uma ganache bem cremosa, feita com chocolate e creme de leite? Além dos recheios diferentes, nessa versão a massa leva farinha de pistache.

Macaron de Morango

Leves, Delicados e Deliciosos! A receita desses Macarons com recheio de Brigadeiro Morango Sensação é cheia de detalhes e dicas valiosas!

Dicas para fazer um Macaron Perfeito

1. Umidade

Se o tempo lá fora estiver úmido, o tempo e a temperatura do forno devem ser menores. Geralmente é melhor assar em 180 graus, mas com o tempo úmido, baixo a temperatura pra 160 ou 150 graus. Macarons são muito sensíveis, e se o forno estiver muito forte eles irão rachar.

2. Ponto Do Merengue

Outro fator importante na hora de fazer macarons é dar o ponto certo pro merengue. Tudo começa na calda de água e açúcar que precisa estar bem quente (110 graus C) para ser incorporada às claras.

Um termômetro ajuda muito nessas horas e se você estiver planejando levar essa receita à sério, recomendo comprar um. Caso não tenha o termômetro pode dar certo também. Deixe ferver a calda por alguns minutos, mas retire antes que a calda comece a escurecer.

Jogar a calda bem aos pouquinhos também faz muita diferença pra que o merengue fique firme, elástico e brilhoso. Se ele ficar parecendo um merengue francês, provavelmente a calda foi despejada muito rápido.

Portanto, o merengue precisa ser batido por bastante tempo pra que fique bem firme. Se ele estiver meio molengo, vai estragar a receita.

Veja também:Cinco receitas de Terrine (Mousse francês) de chocolate fáceis para sobremesa

3. Corante

Tome cuidado com a quantidade de corante usada na receita. Apesar de ser bem “à olho” , corante demais pode umedecer demais a massa. Desse modo, evite os corantes líquidos e use em pó ou em gel.

4. Temperatura E Tempo De Forno

Essa receita serve para se assar em forno a 180 graus C, mas se o seu forno tiver temperaturas menores vai funcionar melhor a receita.

Principalmente se tiver corante, pois forno alto desbota muito a cor. Portanto, se o seu macaron ficar muito desbotado diminua a temperatura do forno na próxima vez e deixe por menos tempo.

5. Utensílios

Essa não é daquelas receitas que se faz de qualquer jeito. Requer organização na cozinha e certos utensílios. Sacos de confeitar para formar os macarons e para o recheio são essenciais.

Ou, pelo menos um saco de ziplog com a pontinha cortada. Mas colocar a massa às colheradas não dá, a receita é impossível de dar certa assim.

Assim, bicos de confeitar redondos são ideais mas não essenciais. Caso não tenha, dá certo sem também.  Papel manteiga é indispensável.

Então, não tem como só untar uma forma com manteiga e/ou farinha. Primeiro porque eles grudariam da mesma forma. Segundo porque isso alteraria a receita.

Macarons são sensíveis e não podem entrar em contato com nenhum outro ingrediente que não esteja na receita. Então papel manteiga sem dúvidas (ou silplat se você tiver).

O ideal é desenhar com um lápis moldes com o tamanho que você preferir no papel manteiga pra que todos os cookies fiquem iguais. Como eles vão ser sanduíches, é importante que estejam do mesmo tamanho. Faça os moldes e vire o papel manteiga ao contrário para que o lápis não manche a massa

As medidas dessa receita estão tanto em gramas quanto em xícaras, mas eu recomendo MUITO que você use uma balança porque é muito mais precisa. Hoje em dia tem várias no mercado que já possuem um sistema que zera o peso anterior. Ou seja, você além de ter tudo mais preciso, economiza na louça suja porque pode medir vários ingredientes em uma mesma vasilha. Vale a pena.

Se você estiver muito inseguro em relação ao ponto da massa, eu recomendo alguns testes. Misture a massa até um certo ponto e asse um macaron de teste. Vá fazendo isso até que ele dê certo. Assim você consegue saber se precisa misturar mais a massa, ou se já está bom.

Veja também: Bolo de iogurte: Aprenda 5 receitas saudáveis e deliciosas para o café

Com informações da Receitaria e Vai comer o quê?

PODE LHE INTERESSAR