Leite de plantas: benefícios e usos para cada um deles

Leite de plantas: benefícios e usos para cada um deles
Leite de plantas: benefícios e usos para cada um deles. © Shutterstock

Leite de plantas: benefícios e usos para cada um deles

As bebidas à base de vegetais são versáteis e fornecem nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada. Você pode adicioná-los tanto ao café todas as manhãs quanto para elaborar receitas. Cada um tem um sabor e uma textura diferentes, e dependendo disso combinam melhor com uma preparação ou outra.

Você pode prepará-los facilmente. Eles desempenham, ajudam a uma melhor digestão e são baratos em comparação com o custo dos leites tradicionais. Além disso, você pode aromatizá-los adicionando cacau, baunilha ou o que quiser. Compartilhamos com você quais são os mais consumidos, bem como suas propriedades e recomendações para combiná-los com suas preparações.

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1. AMÊNDOAS

Sem dúvida, é um dos mais populares. Nele você encontrará uma grande fonte de cálcio, potássio e ácidos graxos essenciais . Ele também contém vitaminas B2 e E e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Seu sabor permite combiná-lo com café, smoothies, biscoitos, cereais, sopas, molhos e até mesmo beber sozinho. É ideal para pastelaria.

2. COCO

Este leite contém magnésio e vitaminas do tipo B, C e E. É recomendado no combate à anemia, pois é fonte de ferro . Alivia a constipação e previne úlceras. É doce e cremoso, o que o torna perfeito para sobremesas, sorvetes veganos e receitas de curry.

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3. AVEIA

É rico em fibras e, como a bebida de amêndoas, ajuda a baixar o colesterol, sendo um excelente alimento para o coração. Contém 5 gramas de proteínas por xícara e tem um sabor levemente adocicado, o que o torna um aliado em receitas de panificação, como biscoitos e bolos. É refrescante e de textura leve.

4. ARROZ

O leite de arroz é leve e com poucas calorias. Contém potássio e oferece suporte ao sistema imunológico. Então, por ter uma consistência mais leve, recomenda-se consumir com cereais ou sozinho, não em preparações que requeiram mais cremosidade.

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5. SOJA

É o mais facilmente disponível no mercado, embora seja recomendável procurar alternativas orgânicas. Esta bebida é uma grande fonte de proteína. Contém 7 gramas por xícara! É adequado para qualquer receita, doce e salgada, mas principalmente para obter texturas cremosas e na panificação. Mas você também pode adicioná-lo ao seu café ou chá.

Além de beber sozinho ou acrescentá-los às suas receitas diárias, você também pode utilizá-los como base para preparar queijos ou iogurtes. Assim, você pode aproveitar todos os seus benefícios e se alimentar de forma saudável. Você incorporará vitaminas e minerais de fontes vegetais, livres do sofrimento animal.

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