IR 2021: aprenda como baixar o programa da Receita Federal

receita federal
IR 2021: aprenda como baixar programa da Receita FederalFoto: Letícia Paris/G1

A Receita Federal disponibilizou o programa para preencher a declaração do Imposto de Renda de 2021, de ano-base 2020, em seu site . A entrega da declaração começa na segunda, dia 1º de março, às 8h, e vai até o dia 30 de abril, às 23h59.

>>INSS faz novos pagamentos de R$1.100 nesta quinta-feira; veja quem tem direito

De acordo com a Receita Federal que  divulgou ontem as regras para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, neste ano, não houve reajuste na tabela e os valores são os mesmos do ano passado.

Como preencher formulário?

A Receita não divulgou novas mudanças, portanto, o preenchimento do formulário e o envio da declaração continuam as opções por meio do serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível para tablets e smartphones, em iOS e Android, ou por meio do Programa Gerador da declaração (PGD), on-line (com certificado digital),disponível também página da Receita.

>>Bolsa Família realiza penúltimo pagamento do mês; veja quem recebe

Como baixar programa?

Para isso basta acessar o site Receita Federal e clicar na opção “Download do Programa”, na aba IRPF 2021. Em seguida, escolha qual o sistema operacional do computador que está baixando o programa (Windows, outros). O usuário será direcionado para outra página, na qual deverá concluir o download do programa.

Vale lembrar se caso a declaração do IR for feita pelo smartphone, o contribuinte deverá aguardar a liberação do aplicativo “Meu Imposto de Renda” que estará disponível na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android).

>>Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje

Após baixar o programa, logo na primeira tela, aparecerão em forma de tópicos as novidades deste ano para a declaração. Vale ressaltar que esta tela é apenas informativa e, para preencher o formulário, o contribuinte deverá fechá-la. Ao fazer isso o usuário deverá optar pelo tipo de declaração. Para prestar as contas anuais, deve clicar em “Declaração de Ajuste Anual”.

Será necessário ainda, optar entre importar dados da declaração do ano anterior ou preencher uma do zero, Caso seja  a segunda opção, deverá clicar em “Iniciar declaração em branco” e fornecer informações como número do   CPF e nome completo.

Feito isso, aparecerá uma caixa de diálogo que  recomendará o preenchimento de todas as fichas nas telas seguintes para, no final, escolher entre os modelos simplificados — com desconto de 20% dos rendimentos tributáveis — ou completo — com direito a todas as deduções legais.

>>Guia prático de aposentadoria especial em 2021; confira

O que é Imposto de Renda?

O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países, que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

>>Proposta prevê restituição do IRPF dez dias após entrega da declaração

O tributo pago sujeita ao contribuinte obtenha rendimentos tributáveis, atingindo todo e qualquer rendimento tributável auferido por ele por universalidade e a progressividade, impondo alíquotas maiores para rendimentos maiores, que pode haver usualmente um limite mínimo de rendimento obtidos para que haja incidência do imposto.

Os princípios da generalidade e universalidade garantam que o imposto cumpra sua principal função, a de arrecadar recursos para o governo (função fiscal), enquanto a progressividade se presta a cumprir a função de redistribuição de renda, sendo considerado por alguns autores como o tributo que melhor atende a essa tarefa.

PODE LHE INTERESSAR