
O mês de janeiro já chegou e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). como se sabe, a cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.
vale lembrar que o pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.
>>Saiba quem terá o 13º salário do INSS antecipado no início de 2021
Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Mas quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.
Abaixo o calendário para o pagamento do imposto em cada um dos estados e no Distrito Federal.
>>Saúde anuncia compra de 100 milhões de doses da Coronavac
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul
Como pagar?
O IPVA pode ser pago em casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou agências bancárias. O pagamento pode ser feito também pela internet, via débito agendado ou por outros canais oferecidos pela instituição bancária.
Para isso, é necessário ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) do automóvel para checar o valor integral e as parcelas do IPVA 2021 em uma agência bancária credenciada ou diretamente no site da Secretaria da Fazenda.
>>Como contestar decisão do governo e voltar a receber o Bolsa Família
Quem deixar de realizar o pagamento do imposto ficarão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa passa a ser 20% do valor total do imposto devida.