IPVA 2021: siga este passo a passo para pagar o boleto de forma online

Foto: rprodução

Visando oferecer maiores facilidades para os contribuintes realizarem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, (IPVA), o governo de diversos estados tem possibilitado o pagamento do IPVA 2021 através de Boleto pela internet.

>>IBGE anuncia concurso com 204 mil vagas para recenseador e agente para o Censo 2021

Por conta do isolamento social causado pela pandemia de covid-19, a população tem optado pelos pagamentos online. No caso do IPVA, por exemplo, agora os contribuintes podem pagar o imposto por aplicativos de bancos e serviços de home banking.

Sendo assim, as pessoas poderão estar em dia com os tributos sem se expor saindo de casa. Vale ressaltar que as possibilidades de pagamento variam de acordo com o estado.

>>FGTS pode ser destinado para construção de templos religiosos; entenda

Vale lembrar também que  as regras relacionadas ao imposto também possuem as diferenças de acordo com a região. Em geral, o IPVA pode ser pago em cota única, com desconto, ou à vista. Os prazos de pagamentos podem ser unificados ou diferentes de acordo com o número final da placa do veículo.

Por isso, é importante ficar sempre atento às regras e formas de pagamento de cada estado. Para isso, basta acessar o site do respectivo governo estadual.

Abaixo o calendário para o pagamento do imposto em cada um dos estados e no Distrito Federal.

>>Amazonas já tem 30 usinas geradoras de oxigênio instaladas

Região Norte

Acre

Amapá

Amazonas

Pará

Rondônia

Roraima

Tocantins

Região Nordeste

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Região Sudeste

Espírito Santo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

São Paulo

Região Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Como pagar?

O IPVA pode ser pago em casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou agências bancárias. O pagamento pode ser feito também pela internet, via débito agendado ou por outros canais oferecidos pela instituição bancária.

>>Inscritos no Bolsa Família com NIS final 4 podem fazer saque hoje

Para isso, é necessário ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) do automóvel para checar o valor integral e as parcelas do IPVA 2021 em uma agência bancária credenciada ou diretamente no site da Secretaria da Fazenda.

>>Como contestar decisão do governo e voltar a receber o Bolsa Família

Quem deixar de realizar o pagamento do imposto ficarão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa passa a ser 20% do valor total do imposto devida.

Aplicativo

Para quem vai pagar o IPVA pelo aplicativo do Banco do Brasil é bem simples. Basta ir ao menu do APP e escolher a opção pagamentos. Em seguida e só clicar em “impostos e taxas” e depois em “débitos de veículos”. Feito isso, escolha o estado e clique em IPVA. Para finalizar preencha os dados do veículo e pague o imposto.

Parte dos recursos arrecadados com o IPVA, 40%, são investidos no Estado, outros 40% são destinados aos municípios e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Como pagar o boleto online do IPVA 2021

No Rio Grande do Sul, os contribuintes podem pagar o imposto online pelo home banking dos bancos credenciados Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. Além disso, é possível fazer o pagamento no Banco do Brasil — mas somente para clientes.

>>Câmara reativa Conselho de Ética e representa contra Daniel Silveira

Para isso basta acessar as plataformas de um dos bancos credenciados e quitar o valor, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CVLV) ou informar a placa e o Renavam do Veículo.

Para que os contribuintes deste estado possam ter mais informações sobre o imposto, o governo oferece o site IPVA RS 2021. Neste caso, é possível consultar dados como as multas, valores a pagar e pendências.

PODE LHE INTERESSAR