INSS: segurados devem tirar dúvidas exclusivamente por esses canais

Foto Agência O Globo

Segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisarem tirar dúvidas terão que recorrer apenas aos canais remotos da autarquia. Os plantões de dúvidas das agências encerraram suas atividades na última sexta-feira (dia 26). A medida foi implementada no início da pandemia, diante da suspensão do atendimento presencial, para tirar dúvidas da população por telefone e e-mail.

PIS/PASEP libera saque de quase R$ 2mil retroativo 2021; veja como retirar

De acordo com o Ministério da Economia, o atendimento para informações e orientações ao cidadão permanece pelos canais remotos: Meu INSS (site ou aplicativo) e telefone 135, além do chat da Helô – a assistente virtual do Instituto.

Para interagir com a Helô, basta ser usuário do Meu INSS, pela web ou aplicativo, e clicar na ilustração da assistente virtual que aparece no canto direito da tela. O chatbot solicitará duas informações para iniciar o atendimento: nome e CPF.

INSS: Câmara pode votar hoje aumento da margem consignável para segurados

Os atendimentos presenciais espontâneos nas agências também foram suspensos desde o início da pandemia, e não foram retomados. Para conseguir falar com um servidor, o segurado deve agendar um atendimento por meio dos canais virtuais, e comparecer à unidade no dia e horário marcados.

Passo a passo

Acesse o site

O primeiro passo é acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br). Outra opção é baixar no celular o aplicativo de mesmo nome. Quem não tem internet pode ligar para a central 135.

Seus dados

A página principal do Meu INSS vai se abrir, pedindo para o usuário se cadastrar. Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”. Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção “Continuar”.

Senado vota nesta terça MP que facilita compra de vacinas

Seus requerimentos

Após se logado, a página carregará a tela de serviços do Meu INSS. É preciso clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Uma página com todos os seus requerimentos se abrirá.

Caso você não tenha nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria, por exemplo, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

Governo zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha

Serviços

Aparecerá uma lista de opções de atendimento. Se quiser solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Neste caso, deverá escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso. Na próxima tela, terá que ler com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato. Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.

Na próxima página, o INSS informará o mínimo necessário para o atendimento. O instituto dá até a opção de digitalizar documentos. Para agendar a perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar resultado. O usuário deverá preencher também dados referente ao seu trabalho.

Fonte: Extra Online

PODE LHE INTERESSAR