INSS: saiba identificar a mensagem para fazer prova de vida e o que fazer se não recebê-la

Foto: reprodução Google Imagens

A realização da prova de vida é uma  obrigatoriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, no momento devido a pandemia da Covid-19, a prova está suspensa presencialmente e a previsão de retorno é em maio.

>>Ebserh: divulgado o resultado final do Exame Nacional de Residência; confira

De acordo com o INSS, para não ficar desatualizados, os 5,3 milhões de beneficiários podem adiantar o procedimento de forma digital. Os segurados que estiverem aptos podem realizar o procedimento por meio de biometria facial.  om o auxílio de uma aparelho de celular, o segurado poderá tirar uma selfie, esses serão  informados pelo INSS por meio de SMS, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.

Veja abaixo como reconhecer as mensagens

Por SMS

O segurado deverá visualizar a seguinte mensagem em seu aparelho de celular: “Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS”.

>>Governo Federal disponibiliza primeira base de dados nacional sobre trânsito

Por e-mail

Quanto a mensagem, no e-mail, o segurado deverá visualizar da seguinte forma:

“Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

>>Divulgada a data para entregar a declaração do IR; confira novidades para este ano

Este ano você poderá fazer a prova de vida pelo seu celular. Assim você fica em casa e se protege do coronavírus. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar os app Meu INSS e Gov.br.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ligue 135 ou acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô”.

E se não recebeu a mensagem?

O INSS informa que quem não for chamado para este teste não precisa se preocupar. Pois, o pagamento do benefício será mantido até maio, quando o recadastramento será retomado nas instituições financeiras. O que dispensa que o segurado se dirija às agências bancárias.

Ainda segundo o órgão, quem preferir poderá continuar realizando o procedimento presencial nas agências dos bancos. A prova de vida é importante para que os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

>>IR 2021: aprenda como baixar o programa da Receita Federal

Como é feita a biometria?

Para realizar a biometria facial, o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, foram selecionados para o projeto-piloto apenas os segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR