INSS paga hoje aposentadoria e pensão para NIS final 4 e 9; confira o calendário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já deu início aos pagamentos para aposentados e pensionistas. Existem dois calendários do INSS sendo que um para quem recebe até um salário e outro para quem ganha a mais.

>>Aposentados e pensionistas receberão abono anual dobrado até 2023; entenda

Vale destacar que os segurados já estão recebendo os valores com reajuste de 5,45%. A correção corresponde à variação da inflação medida de janeiro a dezembro de 2020.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que serve como base para este cálculo, foi divulgado na última terça-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

>>Novo site ajuda MEIs a emitirem nota fiscal eletrônica neste estado

A data varia de acordo com o valor e com o número final do benefício, excluindo-se o dígito (veja abaixo o calendário com as datas). Por exemplo, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9.

O calendário de quem recebe o valor de um salário mínimo paga um grupo por dia, iniciando na última semana do mês e se estendendo até a primeira semana do mês seguinte.

>>INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria

Já quem recebe mais de um salário tem o pagamento liberado nos primeiros cinco dias úteis do mês, sendo que os pagamentos iniciaram na última segunda-feira (1º) e seguem até a próxima sexta-feira (5). Diferente do calendário anterior, neste  é pago dois grupos em cada dia.

>>Bolsa Família inicia pagamentos de fevereiro na próxima semana; saiba quem recebe primeiro

A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos: a data de depósito dos benefícios depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente ou a data que já habitualmente recebia para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo.

 

 

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR