INSS notifica aposentados e pensionistas: veja como cumprir sua exigência

INSS notifica aposentados e pensionistas: veja como cumprir sua exigência
INSS notifica aposentados e pensionistas: veja como cumprir sua exigência © Shutterstock

 

INSS notifica aposentados e pensionistas: veja como cumprir sua exigência.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar, nesta quarta-feira (15/07), os segurados que fizeram algum requerimento e que consta algum tipo de exigência.

A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.

INSS adia data de reabertura das agências para atendimento presencial

Também nesta quarta-feira, o INSS começará a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135.

Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). Nessa fase cerca de 325 mil segurados deverão ser contatados por um atendente do Instituto.

Alguns aposentados do INSS poderão acumular salários de benefício; entenda

Além da notificação pelo Meu INSS e ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

Aposentados e inscritos do BPC podem ganhar novo auxílio-cuidador de R$ 1.045

Como cumprir sua exigência?

Pelo Meu INSS, basta acessar o aplicativo ou site, selecionar ‘agendamentos/solicitações’, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’.

INSS prorroga pagamentos de até R$ 1.045 para auxílio e BPC (Cadastro Único)

É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Se estiver tudo certo, basta clicar em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados.

INSS muda regras de concessão dos benefícios; veja principais alterações

Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.

PODE LHE INTERESSAR