INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria

Novas regras na solicitação das aposentadorias passam a valer. Para os brasileiros que desejarem ter acesso a previdência por meio da idade mínima é preciso ficar atento. O INSS informou que foram realizadas alterações em seu modelo de transição. A iniciativa é reflexo da reforma, aprovada desde novembro de 2019.

Os trabalhadores em fim de carreira que desejarem solicitar a aposentadoria por idade mínima precisam acompanhar as alterações nas regras de transição. Segundo o INSS, nesse momento há três modelos de validação do benefício, precisando ter ao menos 56 anos para poder ter acesso.

Sobre a aposentadoria por idade mínima

A categoria previdenciária é destinada para o cidadão que desejar encerrar sua jornada de trabalho levando em consideração o tempo de serviço prestado. Nesse caso, é preciso cumprir um período mínimo dentro do regime CLT para assim obter o valor necessário de contribuições.

Atualmente, quem for solicitar a idade mínima progressiva, por exemplo, precisa ter ao menos 61 anos e seis meses de idade (homens) e 56 anos e seis meses de idade (mulheres).

Detalhes sobre os tipos de solicitação previdenciária

A primeira modalidade disponível é a aposentadoria por idade mínima progressiva. Nesse caso, as trabalhadoras podem solicitar o benefício desde que tenham ao menos 56,5 anos, sendo 30 destinado a contribuições. Já os homens, devem ter ao menos 61,5 anos e 35 anos de contribuição.

No caso da aposentadoria por pontos, é possível acumular vantagens a partir do tempo de contribuição. Para esse grupo, as mulheres devem ter a soma da idade + anos de contribuição totalizando uma média de 87 pontos. Já os homens precisam contabilizar 97 pontos.

Por fim, há a aposentadoria por idade. Nesse caso, os trabalhadores devem completar 60,5 anos, sendo mulheres, e 65 anos para homens, mas ambos precisam obrigatoriamente ter ao menos 15 anos de contribuição.

Consultas no INSS

Para quem desejar consultar valores e tempo de concessão da aposentadoria, no Meu INSS é possível fazer uma previsão através da calculadora previdenciária. A ferramenta é gratuita e solicita apenas o histórico de trabalho do cidadão.

Caso queira obter mais informações sobre esse e outros serviços do INSS fique de olho em nossa página exclusiva da previdência.

Fonte: FDR|Terra

PODE LHE INTERESSAR