INSS: como pagar retroativo para receber aposentadoria

INSS: como pagar retroativo para receber aposentadoria
INSS: como pagar retroativo para receber aposentadoria – Reprodução

INSS: como pagar retroativo para receber aposentadoria.

DOMÉSTICAS

Pode ser feito para qualquer época, uma vez que segue legislação própria que leva em consideração o salário registrado na carteira de trabalho.

FACULTATIVO

Quem deixou de recolher só pode calcular sua contribuição pela internet se ainda tiver qualidade de segurado (seis meses).

Para o cálculo de competências vencidas há mais de seis meses é preciso procurar um posto do INSS para confirmar se entre uma contribuição e outra não houve intervalo sem contribuição superior a seis meses.

CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

Pode calcular contribuições em atraso pela internet, a partir do primeiro recolhimento em dia nessa categoria ou do cadastro da atividade na Previdência, e desde que em período inferior aos últimos cinco anos fiscais. Para o cálculo de períodos mais antigos, deve se dirigir ao INSS a partir do dia 16 de cada mês.

COMPROVAÇÃO DE ATIVIDADE

Se o contribuinte individual não tiver atividade cadastrada na Previdência, não tiver o primeiro recolhimento em dia ou quiser recolher período decadente, pode solicitar a contribuição em atraso nas agências do INSS com comprovação do exercício durante o período em débito.

RECEITA

No site do Fisco, contribuintes filiados antes de 29/11/1999 podem efetuar o cálculo em atraso, do contribuinte autônomo; empregado doméstico; empresário; facultativo e do segurado especial, filiados até 28/11/1999.

Já para contribuintes filiados a partir de 29/11/1999, o sistema permite efetuar o cálculo de contribuições em atraso do contribuinte individual, doméstico, facultativo e do segurado especial, filiados a partir de 29/11/1999.

Fonte: O DIA

PODE LHE INTERESSAR