INSS: como fazer a Prova de Vida pelo aplicativo do Banco do Brasil; veja passo a passo

Foto: reprodução

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que são clientes do Banco do Brasil, poderão utilizar o aplicativo da instituição para realizarem a prova de vida do benefício. A possibilidade foi anunciada nesta última quinta-feira(04) pelo instituição financeira, para aqueles segurados que recebem por meio de crédito em conta.

>>Saque integral do FGTS: todas as situações em que o trabalhador pode zerar o fundo

No entanto, vale destacar que  o serviço ainda não está disponível para os clientes que sacam os benefícios por meio de cartão, para estes, o serviço será liberado em breve.

De acordo com o Banco do Brasil, a realização da prova de vida pelo aplicativo é bastante fundamental para o enfrentamento à pandemia, tirando a necessidade dos aposentados e pensionistas de comparecem em uma das suas agências.

Recadastramento do INSS

Por uma determinação de uma Lei, anualmente os beneficiários do INSS devem se dirigir à uma agência do INSS ou banco por qual recebe o benefício, em embaixadas, consulados ou na casa dos segurados que possuem dificuldades de locomoção para comprovar que estão vivos.

>>Carteira Digital de Trânsito traz facilidades para o condutor; veja como baixar

O beneficiário deverá apresentar um documento de identificação com foto como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros.

Em algumas instituições, a prova poder ser realizada em terminais de autoatendimento pela tecnologia de biometria.

O procedimento também podia ser realizado por meio de procurador, o qual deveria ir até uma agência da previdência social com um atestado médico que deve ter sido emitido ao menos em 30 dias, além de uma procuração registrada em cartório.

>>Bahia: governador anuncia abertura de mais 100 leitos para Covid-19

Os segurados que não fizerem essa comprovação dentro do prazo, tem o pagamento bloqueado, suspenso ou cessado.

Essa é uma medida feita desde 2012 pelos beneficiários para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano.

A portaria ainda afirma que a suspensão da prova da vida não prejudica “a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre este Instituto e a rede bancária pagadora de benefícios, devendo a comprovação de vida junto à rede bancária ser realizada normalmente”.

>>MEC disponibiliza R$ 6,8 milhões para bolsas do programa Mais Médicos

Passo a passo para fazer a prova de vida pelo aplicativo

  1. Acesse o  aplicativo do BB, vá até o menu “Serviços”, na área lateral;
  2. Clique em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”;
  3. O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo (as imagens serão analisadas pelo banco);
  4. O beneficiário pode acompanhar pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita e quando ele terá de repetir o processo.

Os aposentados e pensionistas que possuem pendências para regularização da prova de vida ao longo do ano passado receberão um comunicado sobre a novidade, bem como os clientes digitais. Quanto aos correntistas que não possuem o aplicativo instalado deverão receber o aviso nos caixas eletrônicos.

>>Segurados do INSS com NIS final 0 podem sacar R$ 1.100 nesta sexta-feira

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR