INSS: canal telefônico para advogados começa a funcionar na próxima semana

Foto: reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lança na próxima segunda-feira (dia 1º) um número 0800 exclusivo para advogados. Segundo a autarquia, o canal telefônico irá substituir o atendimento preferencial para esses profissionais nas agências da Previdência Social.

>>Caixa lança nova linha de financiamento habitacional; conheça suas vantagens

De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, o número 0800-135-0135 funcionará de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O INSS informa ainda que para iniciar o atendimento,  solicitará ao profissional informações como o número de inscrição no Cadastro Nacional de Advogados (CNA), o CPF e outros dados pessoais, sem permitir divergências. O profissional deverá estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O tempo de chamada não pode exceder 30 minutos. Serão aceitas apenas chamadas de telefones fixos, sem custos.

>>PREVBarcos farão atendimentos em quatro municípios em março; saiba quais são

Inicialmente, o canal deverá englobar os serviços disponibilizados à população na central telefônica 135. No entanto, as aposentadorias por tempo de contribuição e por idade urbana, além do benefício assistencial ao idoso (BPC/Loas) e do salário-maternidade, deverão continuar sendo solicitados pelo Meu INSS ou INSS Digital.

O anúncio da criação do novo canal foi feito esta semana pelos  presidente do INSS, Leonardo Rolim, o diretor tesoureiro da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, e o presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Federal, Chico Couto.

>>Proposta do Bolsa Família amplia faixas de renda, mas perde da inflação

Sobre o INSS

INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Economia criado por Fernando Collor de Mello em 1990 com o propósito de operacionalizar o reconhecimento dos direitos dos segurados da Previdência Social. Ele é responsável por controlar e executar o pagamento das aposentadorias, além de gerenciar os benefícios para os contribuintes da Previdência Social.

PODE LHE INTERESSAR