Inscrições para o Encceja é prorrogadas para final deste mês; veja data

Como se inscrever no Encceja 2019 - Inscrição é gratuita e feita pela internet
Como se inscrever no Encceja 2019 – Inscrição é gratuita e feita pela internet – Foto: Reprodução

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram prorrogadas. Agora, os interessados podem fazê-la até as 23h59 do dia 25 de janeiro. A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

>>Fies prorroga prazo para renegociação; confira a nova data

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja 2020 no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.

>>Bolsa Família encerra o Ciclo 5 de pagamentos do Auxílio Emergencial

Inscritos que não justificaram a ausência no Encceja 2019 ou tiveram a justificativa reprovada deverão ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 27 de janeiro. Nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente mediante o pagamento da taxa. A GRU poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos.

>>Guedes não descarta possibilidade de pagar auxílio emergencial em 2021

Exame

O exame contém quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

>>Bolsa Família encerra o Ciclo 5 de pagamentos do Auxílio Emergencial

Para ser aprovado, o participante tem que obter os pontos necessários em cada área do conhecimento e na redação. Se a pontuação necessária é alcançada, por exemplo, em apenas duas áreas, o participante pode receber a certificação em apenas essas duas áreas, e, no ano seguinte, tentar nas outras áreas de conhecimento.

>>Trabalhador em sistema de ‘home office’ poderá receber auxílio financeiro; entenda

A inscrição para o Encceja é gratuita e feita exclusivamente pela Internet.

Acesse o site oficial do Encceja

PODE LHE INTERESSAR