Infusão de gengibre com limão: propriedades e benefícios

Infusão de gengibre com limão: propriedades e benefícios
Infusão de gengibre com limão: propriedades e benefícios – Reprodução

Infusão de gengibre com limão: propriedades e benefícios

Preparar uma infusão de gengibre com limão é uma opção saudável ao consumir um chá caseiro. O gengibre é a raiz de uma planta pertencente à família Zingiberaceae, conhecida não só pelo seu aroma particular e pelo sabor picante que proporciona às refeições, mas também pelas propriedades e benefícios que traz à saúde em geral.

Em combinação com o limão, essa bebida pode estar no topo da lista de remédios caseiros para aliviar a indigestão e fortalecer o sistema imunológico. A seguir, contaremos mais sobre os benefícios dessa mistura.

+Tudo que você precisa saber sobre a água de sabor

Quais são os benefícios do limão?

O limão é uma fruta muito versátil na hora de cozinhar, pois combina bem com diversos preparos. Além de servir de guarnição e cozinhar certos alimentos, essa fruta cítrica traz diversos benefícios à saúde. Em primeiro lugar, vale destacar o seu teor de vitamina C, essencial para proteger o organismo dos radicais livres.

Além disso, de acordo com uma publicação do National Institute of Health, esta vitamina melhora a absorção do ferro de certos alimentos de origem vegetal e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Isso o torna ideal para proteger o corpo.

+Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar

Por outro lado, uma revisão publicada no Chemistry Central Journal indica que as frutas cítricas têm atividade antiinflamatória, o que é importante para ajudar a mitigar os sintomas de doenças inflamatórias crônicas.

E gengibre, o que isso nos dá?

O gengibre é uma das especiarias mais populares do mundo, não só pelo sabor que traz às refeições, mas também pelo seu valor nutritivo. É usado há anos para melhorar a digestão e aliviar os sintomas da gripe e do resfriado comum.

+Prepare esta máscara de iogurte e limão para pele seca

Além disso, artigo publicado na Integrative Medicine Insights aponta que o consumo dessa raiz é uma forma eficaz e natural de tratar náuseas e vômitos. Na verdade, muitas mulheres grávidas recorrem aos seus benefícios para melhorar esta condição.

Da mesma forma, conforme afirma um estudo da revista Nutrition realizado com 4.628 pessoas, o consumo diário de gengibre pode ter efeitos positivos no que diz respeito à prevenção do risco cardiovascular. Isso reduziria a incidência de hipertensão e doenças coronárias.

+Chás para emagrecer de forma rápida e saudável (perca até 9 kg)

Infusão de gengibre com limão: como preparar?

Uma das melhores maneiras de combinar os benefícios do limão e do gengibre é preparar uma infusão. Esta bebida é muito apreciada na obtenção de todas as propriedades das plantas, ervas, flores e frutos. Além disso, sua preparação é muito simples.

Ingredientes

  • 1 pedaço de raiz de gengibre, cerca de 2 centímetros, sem pele.
  • 1 xícara de água (200 ml).
  • O suco de meio limão.
  • Mel (a gosto).

+Babosa (Aloe Vera) é potente em seu uso medicinal, cosmético e na culinária

Preparação

Primeiramente, corte o gengibre em rodelas. Se preferir, também pode ralar para realçar ainda mais a bebida.

Em seguida, aqueça a água em uma panela pequena e adicione o gengibre e o suco de limão.

Quando a água estiver quente, antes de atingir o ponto de ebulição, desligue-a e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.

+5 deliciosas bebidas que matam a sua sede e ajudam a perder peso

Coe e sirva quente com uma rodela de limão. Se desejar, adoce com mel.

Esta bebida pode ser tomada até 3 vezes ao dia.

Quando beber a infusão de gengibre com limão?

Embora seja sempre um bom momento para desfrutar de uma bebida quente repleta de propriedades e benefícios para a saúde, existem algumas situações recomendadas se você deseja aliviar os sintomas ou receber uma energia extra.

+Os superpoderes do mel para turbinar sua saúde e imunidade

Por exemplo, para acelerar o seu metabolismo e contribuir para a perda de gordura, de preferência tome de manhã. Em outro sentido, antes das refeições, contribui para o processo de digestão subsequente.

Se ingerido após a alimentação, evita o acúmulo de gases. Por fim, se quiser descansar bem, beba à noite antes de dormir.

PODE LHE INTERESSAR