Inclua morangos em sua dieta e conheça todos os seus benefícios

Inclua morangos em sua dieta e conheça todos os seus benefícios
Inclua morangos em sua dieta e conheça todos os seus benefícios. Foto: Freepik

Inclua morangos em sua dieta e conheça todos os seus benefícios

De novembro a março é a melhor época para morangos, porque embora esses frutos vermelhos sejam obtidos quase todo o ano, é nessa época que se obtêm os mais suculentos e mais bonitos , por isso é um bom momento para consumi-los e ser preenchido com todos os seus benefícios.

Suas propriedades incluem alto teor de fibra alimentar, além de vitaminas C, ácido fólico (B9), antioxidantes e minerais como potássio, manganês, magnésio, ferro e fósforo. Graças a isso, nosso corpo obtém grandes benefícios, como a regulação do sistema digestivo e o fortalecimento do sistema imunológico.

>>Como saber se tenho níveis elevados de sódio? Conheça alguns sintomas

Um dos grandes atrativos dos morangos é a sua aparência, já que é composta por uma polpa de um vermelho vivo graças a pigmentos como a luteína e a zeaxantina, que junto com a vitamina C ajudam a proteger a saúde do coração, além de ser uma fruta com baixo teor de açúcar. Aqui vamos falar sobre todos os benefícios dos morangos.

Benefícios de morango

Embora já tenhamos antecipado alguns dos benefícios dos morangos, essas frutas vermelhas também são eficazes para:

>>3 coquetéis de baixa caloria que você pode fazer sem culpa

* Protejer o coração e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares (DCV) graças à sua baixa ingestão calórica e ao seu rico conteúdo em vitamina C, mas principalmente pela presença de antocianinas e carotenóides com efeito antioxidante.

* Regular a pressão arterial, devido ao efeito das antocianinas, que cuidam do endotélio ou da camada interna dos vasos sanguíneos e ajudam a controlar a pressão arterial. Por esse motivo, também são excelentes na prevenção de infartos agudos do miocárdio em mulheres jovens.

>>Dicas de alimentação para evitar o efeito rebote ao perder peso

* Fortalecer o sistema imunológico porque a vitamina C favorece a síntese de colágeno, que estabiliza a barreira epitelial, que é a primeira barreira protetora, e se acumula nas células imunológicas, o que aumenta sua capacidade de capturar e combater vírus e bactérias.

* Prevenir doenças respiratórias pelo fato de serem uma fonte rica em vitamina C, que protege e fortalece o sistema imunológico, além de ser uma boa fonte de água, necessária ao sistema respiratório, enquanto suas antocianinas têm propriedades anti-inflamatórias.

* Melhorar a função cognitiva, pois são uma fonte de ácidos graxos ômega 3, que ajudam a melhorar a memória e o desempenho geral do cérebro que necessita dessas gorduras. Estudos indicam que essas gorduras saudáveis ​​ajudam a prevenir doenças como Alzheimer, danos ao hipocampo, esquizofrenia, agressividade, depressão e outras doenças mentais.

>>10 alimentos que você deve parar de consumir se sofre de colite

* Proteger a saúde ocular e prevenir doenças degenerativas dos olhos, graças ao conteúdo de luteína e zeanxantina que ajudam a prevenir o aparecimento de cataratas nos olhos; enquanto isso, o colágeno ajuda a fortalecer as córneas e retinas dos olhos.

* Emagrecer, pois têm baixa ingestão glicêmica, alto teor de fibra alimentar que regula o trânsito intestinal, evita a retenção de líquidos, reduz o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no sangue e as antocianinas ajudam a suprimir reações inflamatórias no corpo.

* Melhora a aparência física devido ao seu alto teor de água que contribui para uma pele mais hidratada, além de ter um efeito desintoxicante, enquanto a vitamina C ajuda a ter uma pele mais luminosa e com menos rugas; Os antioxidantes combatem os radicais livres e suas propriedades anti-inflamatórias evitam o cansaço visual.

>>Comeu pesado no final de semana? retome a dieta com esse omelete de abobrinha

* Melhoram a saúde óssea, graças ao seu alto teor de magnésio, potássio e vitamina K que ajudam a construir massa óssea e DNA, além de serem excelentes para purificar o corpo, regular a função dos nervos e contração dos músculos , regular os níveis de açúcar e sangue coagulação .

Enquanto isso, suas raízes e folhas também são frequentemente utilizadas como ingredientes de remédios naturais devido às suas propriedades diuréticas e antirreumáticas, além de seus efeitos anti-inflamatórios e adstringentes e no combate ao aparecimento de rugas.

PODE LHE INTERESSAR